09 de julho de 2019 . 18:29

Ronaldo Callado integra ação da Frentas para alterar PEC da Previdência

O presidente da AMATRA1 e diretor de comunicação da Anamatra, Ronaldo Callado, participou nesta terça-feira (9) de uma força-tarefa junto a parlamentares para alterar trechos do texto da Reforma da Previdência, em Brasília. A presidente da Anamatra, Noemia Porto, e representantes de associações regionais de magistrados do Trabalho também integraram a ação. A votação do texto na Câmara dos Deputados está marcada para começar ainda nesta terça-feira. Uma petição com assinaturas de mais de 10 mil juízes e membros do Ministério Público foi entregue a lideranças da Câmara dos Deputados.

Ao longo do dia, os magistrados e membros do Ministério Público se reuniram com líderes de partidos e deputados, em especial do PDT e do PT, e entregaram a petição. O documento alerta para a retirada de direitos previdenciários de servidores públicos civis e pede que os parlamentares “façam justiça” à categoria.

“O governo está intransigente quanto ao texto atual e pretende sua aprovação a qualquer custo. A redação é muito prejudicial aos integrantes das carreiras de Estado. Estamos fazendo um trabalho de convencimento especialmente junto aos indecisos, mas o cenário é muito difícil”, afirmou Callado. A tendência, segundo ele, é que os deputados rejeitem todos os destaques ao texto.

Esforço para reduzir danos

A ação da força-tarefa, explicou Callado, é uma tentativa de minimizar os pontos mais injustos e prejudiciais do texto. As entidades demandam regras de transição mais justas e isonômicas; regras mais razoáveis para o cálculo da pensão por morte; retirada do caráter confiscatório das alíquotas e manutenção do cálculo dos benefícios em 80% das maiores contribuições.

O documento também pede aos parlamentares a retirada do ponto que extingue os Regimes Próprios de Previdência e obriga os servidores a migrar para o Regime Geral de Previdência Social, bem como a supressão do dispositivo que pode anular aposentadorias já concedidas a servidores, o que exigiria retorno ao trabalho ou recolhimento de altos valores.

Além de Callado, integram a mobilização presencial em Brasília a presidente da Anamatra, Noemia Porto; o vice-presidente, Luiz Colussi; a diretora de Assuntos Legislativos, Viviane Leite; os juízes integrantes da Comissão Legislativa da entidade Audrey Choucair Vaz, Luiz Eduardo Fontenelle, Guilherme Ludwig, Fabiane Ferreira e Marama Carneiro; as presidentes da Amatra4 (RS), Carolina Gralha, e Amatra9 (PR), Camila Caldas, e o vice-presidente da Amatra 6 (PE), Rodrigo Carneiro.

*Foto: Reprodução/Anamatra < VOLTAR