26 de maio de 2020 . 13:51

Sayonara e Renda vão debater ‘Indústria Americana’ em live da AMATRA1

Nesta sexta-feira (29), às 17h, os magistrados Sayonara Grillo e João Renda vão debater o documentário “Indústria Americana”, na segunda live do perfil da AMATRA1 no Instagram (@amatra1). Vencedora da categoria no Oscar de 2020, a obra retrata diferentes percepções sobre questões trabalhistas entre norte-americanos e chineses em uma multinacional chinesa instalada em Ohio, nos Estados Unidos, na área onde ficava uma fábrica da General Motors desativada. 

Sayonara e Renda destacaram que o documentário escolhido para a live “revela um interessante choque de culturas trabalhistas, e mostra como os chineses enxergavam os trabalhadores americanos e vice-versa”.

“O filme dá visibilidade àqueles que trabalham no chão de uma fábrica de produção de vidros automotivos e diversas questões que os afligem, mostrando algumas realidades que não costumam ser retratadas com tanta frequência no mundo do cinema”, disseram.



Leia mais: Juiz proíbe empresa de exigir novo exame de trabalhador com atestado para Covid
Em live, Glaucia e Vito abordam invisibilidade da mulher no trabalho
CNJ prorroga Plantão Extraordinário no Judiciário até 14 de junho


Além de abordarem a produção do filme, os magistrados pretendem conversar sobre as diferentes culturas do trabalho e modos de produção, modelos sindicais, processo de sindicalização nos EUA, segurança do trabalho, automação, entre outros assuntos.

“Perceber a tessitura dos conflitos de trabalho, os ditos e não ditos, as disputas, os dissensos, o poder e o contrapoder nos espaços laborais nos auxilia a (re)calibrar as percepções, as convicções e o nosso próprio olhar sobre cada lide. Ver, julgar e agir: documentários e processos comunicam direito e linguagem, faticidade e valoração.”

Sobre a obra, gravada entre 2015 e 2017, Sayonara Grillo e João Renda ressaltaram que os diretores começaram a registrar as cenas sem saber o que os esperava. “Foram mais de 1.200 horas de filmagem durante quase três anos, período em que houve deflagração de um processo de organização sindical na fábrica, uma campanha antissindical contundente pelo empregador, a premiação de trabalhadores americanos que foram conhecer a matriz na China (algo também acompanhado pela equipe de filmagem), entre vários outros acontecimentos interessantes”, contaram.

O documentário “Indústria Americana” está disponível na Netflix. Clique aqui para ver o trailer.

Live da AMATRA1 com os magistrados Sayonara Grillo e João Renda

Data: sexta-feira, 29 de maio de 2020

Horário: 17h

Local: perfil da AMATRA1 no Instagram < VOLTAR