20 de março de 2023 . 15:21

Seminário sobre trabalho escravo é manchete do jornal O Dia

Os debates no Seminário Trabalho Escravo – 20 anos da alteração do art. 149 do Código Penal e Repercussões Trabalhistas foram tema de matéria de capa deste domingo (19) do jornal O Dia. O evento foi organizado por AMATRA1, MPT-RJ e UFRJ, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, no Centro do Rio, em 9 e 10 de março.

A matéria “Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana são cidades com maiores índices de trabalho escravo no Rio” tratou da situação análoga à escravidão em que imigrantes, em sua maioria negros e africanos, são encontrados e, muitas vezes, com curso superior no currículo, como apontou estudo do professor Ricardo Rezende, da UFRJ. 

A juíza do Trabalho Daniela Muller, 2ª diretora cultural da AMATRA1, disse ao jornal que os imigrantes internacionais são ainda mais vulneráveis a esse tipo de exploração porque não sabem aonde buscar ajuda, em especial se estiverem em situação irregular no país.  

Leia mais: Posse de Cláudio Montesso reúne autoridades, colegas e familiares

Seminário debate relatos e legislação sobre escravidão contemporânea

'O trabalhador infantil é o escravizado de amanhã', diz juíza Daniela Muller

Thaiany Motta, assistente social do Projeto Ação Integrada RJ (ProjAI), informou ao jornal que, além de condições degradantes e falta de acomodação, as vítimas relatam violência psicológica, física e até comida estragada, quando há comida.  

O texto menciona ainda a questão dos migrantes, vindos de outros estados para a cidade do Rio de Janeiro, onde acabam aderindo a extensas jornadas de trabalho. Na capital, também é comum encontrar trabalhadores domésticos em situações de exploração, bem como trabalhadores que são atraídos por vagas em grandes eventos, como Rock in Rio e Carnaval. 

Conforme afirmou ao jornal O Dia, a procuradora do Ministério Público do Trabalho do Rio Guadalupe Couto considerou o evento muito importante por proporcionar o debate entre MPT-RJ, juízes do Trabalho e a academia. 

Confira aqui a matéria completa de O Dia sobre as questões abordadas no Seminário Trabalho Escravo – 20 anos da alteração do art. 149 do Código Penal e Repercussões Trabalhistas.

Imagens: Divulgação O Dia 19/03/2023 < VOLTAR