27 de julho de 2020 . 10:33

UOL narra histórias de vítimas de trabalho escravo contemporâneo

Na cidade ou no campo, o trabalho escravo contemporâneo é uma realidade que atinge brasileiros e estrangeiros no Brasil. Na reportagem “Exploração 2.0”, das jornalistas Débora Miranda e Letícia Naísa, o UOL mostrou histórias de trabalhadores vítimas de exploração. E destacou que, com a atual crise econômica e o agravamento do desemprego, mais cidadãos podem ser levados a condições análogas às de escravizados.

A exploração vivida por uma trabalhadora de 61 anos foi a primeira a ser relatada na matéria. Empregada doméstica de uma família em um bairro nobre da zona oeste de São Paulo desde 1998, ela nunca teve a carteira de trabalho assinada e nem direitos trabalhistas, como férias ou 13º salário. Depois de sua casa desabar, passou a morar com os patrões, que suspenderam o pagamento do salário. Em depoimento ao Ministério Público do Trabalho (MPT) após ser encontrada em um cômodo similar a um depósito - com caixas amontoada, armários, e sem banheiro, comida e água -, tentou preservar os empregadores, evidenciando a relação abusiva existente.

Atualmente trabalhando como assistente social do Cami (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante), o boliviano Omar Castro também é um dos personagens da matéria. Omar veio para o Brasil trabalhar, acompanhado da mulher e de três filhos, em 2018. A família foi escravizada em uma oficina de costura em São Paulo, com jornadas extenuantes que chegavam a durar das 6h30 às 23h. Depois que as filhas pequenas ficaram dois dias sem receber comida, a mãe fugiu e buscou ajuda.

Leia mais: Secretaria de Assistência Social do Rio fará webinário sobre 30 anos do ECA
Inscrições para aulas da AMATRA1 de Meditação das Rosas vão até terça (28)
Jusprev indica benefícios de adotar plano de previdência para toda a família


A reportagem ressaltou que, apesar da grande incidência de trabalhadores escravizados na área urbana, a maioria dos casos de escravidão contemporânea acontece na área rural. Entre as vítimas, está a história de um trabalhador de 61 anos encontrado em uma fazenda no interior de São Paulo. Sem carteira assinada, salário e qualquer outro direito trabalhista, trabalhava em troca de moradia, de segunda a segunda, das 5h às 18h, e se alimentava por meio de doações.

A pandemia e a presente crise econômica, que aumentaram o índice de desemprego, podem vir a agravar a questão do trabalho escravo contemporâneo, indicou a psicóloga Bianca Pistório, doutoranda em Saúde Coletiva na UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), ao TAB Uol. 

A Procuradora do Trabalho Lys Cardoso, coordenadora nacional da Conaete (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas), afirmou à matéria que, no primeiro semestre de 2020, 231 pessoas foram resgatadas de trabalho escravo. 

“No ciclo do trabalho escravo, um dos elementos é a vulnerabilidade. A tendência —a gente já está se preparando para isso— é que se acentue o número de casos de violação dos direitos humanos”, disse.

Clique aqui para ler a reportagem “Exploração 2.0” na íntegra.

*Foto: reprodução UOL < VOLTAR