17 de agosto de 2021 . 13:07

TJC: Alunos de escolas públicas vão assistir audiências virtuais do TRT-1

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) entra em uma nova fase: visitas virtuais ao TRT-1 e a varas do Trabalho previamente selecionadas. Ao todo, 30 alunos da Escola Municipal André Gomes dos Santos e da Escola Municipal Margarida Trindade de Deus, de Araruama, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, vão participar. Por conta da pandemia da Covid-19, a edição 2020/2021 do TJC tem realizado atividades à distância para seguir os protocolos sanitários. 

Nesta fase, os estudantes poderão ver o funcionamento da Justiça do Trabalho na prática, assistir audiências virtuais e interagir com os magistrados e as magistradas que participarem da ação como voluntários. Pela parceria com o TRT-1, a atuação no programa conta como atividade externa válida para a formação de magistrados, possibilitando a atribuição de horas pela Escola Judicial.

“Cada uma das duas escolas inscritas selecionou quinze alunos para essa fase, que é de grande importância para consolidação dos ensinamentos teóricos recebidos. Contamos com a empatia e a solidariedade dos colegas para que o TJC alcance, mais uma vez, seu objetivo de levar noções de direito e cidadania a jovens de escolas públicas”, afirmou a juíza aposentada Benimar Medeiros, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1, adjunta para o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania.

Leia mais: MP que agrava cenário de precarização do trabalho é aprovada na Câmara
TRT-1 condena banco em R$ 120 mil por forçar trabalhador ao ócio
Em live, Milton Cunha e Selminha Sorriso abordam importância do Carnaval

A atual edição do TJC teve início em outubro de 2020, com a capacitação dos professores, promovida pela AMATRA1. O conteúdo da Cartilha do Trabalhador foi explorado, durante as aulas, com os 240 alunos contemplados pela iniciativa. Os adolescentes puderam tirar dúvidas com as juízas Áurea Sampaio e Anelisa Marcos de Medeiros, em junho deste ano.

No encontro virtual com os alunos da EM André Gomes dos Santos, Áurea abordou a importância da aprendizagem profissional para para adolescentes e jovens, e o combate ao trabalho infantil. Aos estudantes da EM Margarida Trindade de Deus, Anelisa falou das lendas que cercam o trabalho infantil no imaginário popular.

Depois da etapa de visita virtual ao Tribunal, estão previstas para outubro as culminâncias – atividades que encerram o Programa. Nela, os alunos apresentam os conhecimentos de forma criativa e lúdica: encenando em peças teatrais, cantando músicas e recitando poesias, por exemplo. 

O Programa TJC é uma iniciativa criada pela Anamatra, em 2004, e desenvolvida pelas Amatras nas diferentes regiões do país. O objetivo da ação é aproximar o Judiciário da sociedade e transmitir as noções de cidadania, ética e direitos básicos aos alunos de escolas públicas. 

*Foto: Katerina Holmes/Pexels < VOLTAR