04 de setembro de 2020 . 12:59

Trabalhadores da saúde relatam rotina na pandemia, em série do MPT e da OIT

“Às vezes, não consigo dormir, porque fico pensando em toda demanda que tem no dia seguinte. É indescritível. Nada se compara a essa situação da pandemia.” O relato de Nancy Cristina Bellei, médica em hospital público de São Paulo, professora e infectologista, integra o primeiro episódio da série sobre a realidade dos trabalhadores da saúde no Brasil, produzida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Com 12 vídeos, a série é uma ação do Projeto Saúde na Saúde, realizado pelo MPT junto a outras instituições, e está sendo veiculada nas redes sociais.

Lançados nesta semana, os dois primeiros episódios, “Saúde na saúde em tempos de Covid”, mostram as dificuldades que os profissionais da linha de frente de combate ao novo coronavírus têm enfrentado. De acordo com o balanço apresentado pelo Ministério da Saúde em 24 de agosto, 226 profissionais de saúde morreram e outros 257 mil foram infectados pela doença, desde março.

Muitos trabalhadores da categoria revelaram não ter recebido treinamento para lidar com a prevenção à contaminação nas unidades, afirmou a procuradora regional do Trabalho Márcia Cristina Kamei Lopez Aliaga, no primeiro episódio. “Eles têm, sim, que estar muito bem equipados e receber as orientações devidas para o uso desses equipamentos, para os procedimentos de paramentação e desparamentação”, disse.

Leia mais: Ação de associações doa uma tonelada de alimentos e produtos de higiene
Comédia ‘Toc Toc’ será tema da live cultural da AMATRA1, na sexta (4)
Webinário promove diálogo entre atores da JT sobre audiências telepresenciais


Mas até mesmo o uso dos equipamentos de proteção individual geram consequências para os trabalhadores. A fisioterapeuta intensivista Mariah Nogueira Carvalho contou, no segundo episódio, estar vivenciado uma situação inédita em seus dez anos de atuação na área.

“Atendemos como um astronauta: com capote, touca, luva. Sentimos pressão na cabeça por colocar face shield. Uma máscara que usamos, chamada N95, que, antigamente, nós pegávamos pontualmente, agora ficamos 6, 12, 18, 24 horas com ela no rosto, sem poder tirar. Muitas pessoas na rua falam: ‘Não estou suportando usar máscara’. Vocês não sabem o que é usar a N95 por um tempo tão prolongado”, afirmou Mariah.

Para o coordenador da Área de Conhecimento para a Promoção do Trabalho Decente da OIT, José Ribeiro, é preciso garantir “todo o respeito pelos direitos laborais e condições de trabalho dignas, que são elementos fundamentais para que esses trabalhadores e trabalhadoras da linha de frente possam, de fato, dispor de condições dignas para salvar vidas”.

Gravados antes da pandemia, os outros dez episódios da série vão ser transmitidos às quartas e sábados, durantes os meses de setembro e outubro. A produção também aborda outras ações do Projeto Saúde na Saúde. Desde 2014, quando foi criado pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública (Conap), do MPT, a iniciativa tem feito forças-tarefas para fiscalizar a observância das normas de saúde e segurança nas unidades de saúde da rede pública.

Veja o primeiro episódio na íntegra:


Veja o segundo episódio na íntegra:
< VOLTAR