21 de julho de 2022 . 12:05

Tráfico de pessoas é tema de websérie ao vivo do MPT, na próxima semana

Para marcar o Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lembrado no sábado (30), o Ministério Público do Trabalho (MPT) vai promover a terceira temporada da websérie “Tráfico de Pessoas no Brasil”. O curso de inverno vai levar especialistas no tema para os cinco dias de debate, apresentando diferentes abordagens e dados recentes do problema no Brasil. A transmissão será de segunda-feira (25) a sexta-feira (29), a partir das 19h, no canal da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad) no YouTube. 

No primeiro dia, serão discutidas as ações de projetos estratégicos contra o tráfico de pessoas e o engajamento do cinema nessa causa, com foco especial nas inspirações para o filme “Pureza”, que retrata a luta contra o trabalho escravo contemporâneo. No episódio seguinte, em que vai ser debatida experiência de pós-resgate do tráfico de pessoas, o episódio vai apresentar experiências exitosas de apoio aos grupos em vulnerabilidade social.

Leia mais: Congressos sobre Direito do Trabalho aceitam artigos até 31 de julho
Anamatra divulga nota pública em defesa do sistema de votação brasileiro
Ingresso na magistratura do Trabalho atingiu igualdade de gênero, diz estudo

O terceiro e o quarto episódios vão discutir os efeitos da exploração de crianças e adolescentes, as estratégias de base e escuta centrada nas vítimas, e a visão internacional do tráfico de pessoas. Finalizando a semana, o curso fará um balanço sobre o tráfico de pessoas e trabalho escravo no país, com dados recentes e fatores de risco para a perpetuação da prática.

A iniciativa é executada pelo Projeto Liberdade no Ar, promovido pelo MPT em parceria com outras instituições para alertar sobre os riscos do tráfico de pessoas e do trabalho escravo. “Esperamos que estejam conosco para fazermos reflexões pertinentes e atuais com os maiores especialistas sobre tráfico de pessoas no Brasil”, disse a vice-gerente do projeto, procuradora do Trabalho Cristiane Sbalqueiro Lopes. 

Também fazem parte da promoção da websérie a Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad) e a Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os participantes vão receber certificados digitais com duas horas de atividades diárias, emitidos pela UFMG. A cada dia, serão disponibilizados QR Codes e links para cadastro no chat da transmissão, sendo necessário que o participante acesse a página externa, preencha os dados e confirme a solicitação do certificado. Os documentos serão emitidos automaticamente e enviados para o email cadastrado em até 24 horas após o fim do episódio.

Clique aqui para ver mais detalhes sobre a ação. < VOLTAR