25 de novembro de 2019 . 14:43

TRT-1 adota videoconferência em oitiva de testemunha

O TRT-1 aderiu ao Termo de Cooperação Técnica para oitivas de testemunhas por sistema de videoconferência, na quarta-feira (20). O objetivo é otimizar e agilizar esta etapa do processo judicial. O método deve reduzir o tempo médio de tramitação nos tribunais que firmaram a cooperação. O Regional Fluminense foi representado pelos desembargadores Cesar Marques Carvalho, vice-presidente, e Mery Bucker Caminha, corregedora regional, na 9ª e última reunião do ano do Colégio de Presidentes e Corregedores (Coleprecor) de 2019, em Brasília.

Firmado em março pelo TRT-23 (MT) e pelo TRT-12 (SC), o termo possibilita o compartilhamento de recursos tecnológicos para a oitiva de testemunhas em tempo real. A medida permite que o próprio juiz condutor do processo colha diretamente os depoimentos.

Leia mais: ‘Poesia e magistratura não são pólos opostos’, diz Cláudia Reina
Magistrados relatam experiências com o programa TJC
Anamatra apresenta emendas contra programa Verde Amarelo

No total, 13 Regionais do Trabalho integram o Termo de Cooperação Técnica. Além do TRT-1, assinaram a medida o TRT-4 (RS), o TRT-6 (PB), o TRT-9 (PR), o TRT-10 (DF/TO), o TRT-17 (ES), o TRT-20 (SE), o TRT-21 (RN) e o TRT-22 (PI). O TRT-14 (RO/AC) e o TRT-24 (MS) já haviam aderido anteriormente.

*Com informações e foto do Coleprecor < VOLTAR