05 de maio de 2021 . 16:02

TRTs promovem seminário sobre abuso e exploração sexual infantil

“Abuso e exploração sexual infantil” é o tema do seminário que será promovido pelos cinco Tribunais Regionais do Trabalho do Sudeste, por meio das comissões do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem, na sexta-feira (14). O evento vai marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. A transmissão ao vivo será pelo canal da Escola Judicial do TRT-2 (Ejud2) no YouTube, das 9h30 às 12h.

A 2ª vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro, gestora de primeiro grau do TRT-1 no Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, alerta que a exploração infantil ainda é um triste fato no Brasil, sendo necessária e significativa a realização de eventos que visam a conscientização da sociedade. 

“A criança e o adolescente, quando sofrem abusos, dão nítidos sinais. Ficam mais introspectivos, começam a desenvolver hábitos diferenciados, reproduzem desenhos que, normalmente, revelam muitas coisas. O abuso está perto das crianças e sabemos que, infelizmente, é muito mais corriqueiro do que se imagina. Quanto mais falarmos do tema, mais teremos chance de evitar a sua ocorrência”, disse Adriana, que também coordena o Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro.

Leia mais: Anamatra faz campanha para ajudar no combate à fome durante a pandemia
‘Todo trabalhador deve ser tratado de forma digna’, diz Adriana Leandro
TRT-1 empossa 16 novos juízes em solenidade virtual

Voltado a magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), advogados e público externo, o seminário vai debater a realidade de milhares de crianças e adolescentes brasileiros, que têm seus direitos violados todos os anos. Na abertura, a artista Elizabeth Alves fará uma apresentação abordando o caso da menina Araceli, que desapareceu, aos oito anos, em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, e motivou a instauração da data pela Lei n° 9.970, de 2000.

Também participam, como palestrantes, a desembargadora Ivani Contini Bramante, presidente da Comissão do Trabalho Seguro e Infantil do TRT-2 (SP) e especialista em Relações Coletivas de Trabalho; a juíza do TRT-8 (PA/AP) Elinay Almeida Ferreira, integrante do Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas; Marcelo Gondim, presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal (PRF-SP); Benedito Rodrigues dos Santos, representante da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT-Brasil); e Mário Volpi, coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF no Brasil.

O seminário vai conceder 2,5 horas-aula aos participantes que assinarem a lista de presença que será disponibilizada durante o evento. Clique aqui para se inscrever.

Seminário “Abuso e exploração sexual infantil”
Data: sexta-feira, 14 de maio de 2021
Horário: das 9h30 às 12h
Local: canal da Escola Judicial do TRT-2 (Ejud2) no YouTube
Carga horário: 2,5 horas-aula
Inscrição: pelo formulário
Organização: comissões do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem do TRT-1 (RJ), do TRT-2 (SP), do TRT-3 (MG), do TRT-15 (Campinas) e do TRT-17 (ES), e a Ejud2. < VOLTAR