19 de novembro de 2019 . 12:38

TST cria programa para incentivar a participação feminina no Tribunal

O Programa de Incentivo à Participação Feminina no Âmbito do Tribunal foi instituído pelo presidente do TST, ministro Brito Pereira, nesta segunda-feira (18). Por meio do ato 454/2019, assinado durante a sessão do Tribunal Pleno, a iniciativa tem como objetivo equilibrar as oportunidades entre homens e mulheres nas unidades e estimular o desenvolvimento de políticas de valorização do trabalho feminino e de prevenção ao assédio, à violência ou à discriminação.

Segundo Brito Pereira, o programa vai promover ações de educação e conscientização sobre equilíbrio nas relações. “Queremos ser protagonistas, e essa iniciativa é em homenagem às ministras e às servidoras que tanto contribuem para o crescimento, para o desenvolvimento e para a operosidade do Tribunal Superior do Trabalho”, afirmou o ministro.

Leia mais: ‘Trabalho infantil viola direitos fundamentais’, diz Gloria Mello
Magistrados analisam Lei da Liberdade Econômica e programa Verde e Amarelo
TRT-1 promove evento sobre combate à violência contra a mulher

O Comitê de Participação Feminina será responsável por gerir o programa. Serão indicados oito representantes de diferentes unidades do TST para atuar do comitê, que deverá ter, no mínimo, 60% de membros mulheres.

Dos 27 ministros que atualmente compõem o TST, cinco são mulheres: Maria Cristina Peduzzi, Dora Maria da Costa, Kátia Magalhães Arruda, Delaíde Alves Miranda Arantes e Maria Helena Mallmann. Nos cargos em comissão, 54% são preenchidos por mulheres, entre eles o da secretária-geral da Presidência, Coelis Maria Martins, e a secretária-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Marcia Lovane Sott.

*Foto: TST < VOLTAR