13 de novembro de 2019 . 12:43

TST entrega Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) entregou o Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo, nesta terça-feira (12), em Brasília. Em sua primeira edição, a premiação teve como tema “Trabalho infantil: combate e perspectivas para o seu enfrentamento”. Na cerimônia, o presidente do TST, ministro Brito Pereira, destacou a qualidade dos trabalhos e afirmou ser “preciso que estejamos sempre lendo, ouvindo e vendo reportagens sobre essa chaga que é o trabalho infantil no Brasil”. 

A ministra Kátia Arruda, coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, disse ter sido difícil escolher os vencedores devido ao “altíssimo nível” dos trabalhos inscritos. “Isso mostra como nosso jornalismo está avançado e pode contribuir para desenvolver e conscientizar a sociedade”.

Ao todo, 57 trabalhos foram inscritos nas cinco: Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Webjornalismo e Jornalismo Impresso. E foram avaliadas por magistrados da Justiça do Trabalho e profissionais da comunicação. Os critérios de avaliação foram linguagem, estética, originalidade, utilidade social e adequação ao tema.

Leia mais: Juiz do Trabalho é pacificador, diz ministro do TST no ‘Jornada’
TRT-1 promove seminário sobre trabalho seguro em Volta Redonda
Anamatra divulga nota à imprensa sobre o programa Verde Amarelo

A reportagem “Arquivo A: Trabalho Infantil”, de Gabriela Leite Cícero, da TV Aparecida, venceu a categoria Telejornalismo. A jornalista disse que a produção retrata a realidade das ruas de Belém, capital do Pará. Para Gabriela, a informação é o caminho para lutar contra os problemas sociais no país. “Nosso trabalho também mostrou pessoas que lutam para combater o trabalho infantil”, afirmou.

Na categoria Radiojornalismo, o vencedor foi Marcos Andre Miller, da Rede Peperi de Comunicação. O profissional apresentou a obra “Trabalho infantil em Santa Catarina – uma cultura hereditária”.

A jornalista Leilane Menezes Rodrigues, do Portal Metrópoles, de Brasília (DF), conquistou o troféu na categoria Webjornalismo com a reportagem “Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas”. 

O Diário do Nordeste, de Fortaleza (CE), teve dois profissionais premiados. O fotógrafo Raimundo Nonato Duarte Rodrigues foi premiado na modalidade Fotojornalismo com o trabalho “Caminho da Esperança”. Já a jornalista Emanoela Campelo de Melo venceu a categoria Jornalismo Impresso com a reportagem “Exploração sexual infantil: crime silenciado”.

Além do troféu, o vencedor de cada uma das cinco categorias recebeu certificado de participação e R$ 10 mil.

*Com informações do TST

**Foto: Giovanna BemBom/SECOM/TST < VOLTAR