19 de janeiro de 2022 . 13:24

TST promove o seminário internacional ‘80 anos da Justiça do Trabalho’

Em 7 e 8 de fevereiro, o Judiciário trabalhista vai relembrar a trajetória de lutas, conquistas e mudanças desde a sua fundação. O seminário internacional “80 anos da Justiça do Trabalho” será promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com palestras de ministros, desembargadores, advogados e professores. As inscrições estão abertas até 4 de fevereiro. Clique aqui para se inscrever.

O lançamento do livro “80 anos de Justiça Social” marcará a solenidade de abertura do evento. Vão integrar a mesa a ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente do TST e do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho); os ministros Luiz Fux, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Humberto Martins, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Luis Carlos Gomes Mattos, presidente do STM (Superior Tribunal Militar), e Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral); o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; e o presidente eleito da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Beto Simonetti.

Leia mais: Adriana Leandro e Aline Leporaci lançam livro ‘Manual de Sentença Trabalhista’
MPT faz seleção de artigos para livro digital até 31 de janeiro
Minissérie ‘Maid’ retrata precarização do trabalho de empregadas domésticas

A conferência de abertura será apresentada pela ministra Rosa Weber, do STF. A magistrada vai abordar o tema “De juíza do trabalho ao STF: percursos históricos do Direito do Trabalho”. Na sequência, a ministra Cristina Peduzzi vai tratar da atuação do Judiciário trabalhista durante a crise da Covid-19, na palestra “Desafios da Justiça do Trabalho em tempos de pandemia”.

A ministra do STF Cármen Lúcia, com a apresentação “Justiça do Trabalho e preceitos constitucionais”, o ministro Maurício Godinho Delgado, do TST, abordando a “História e memória da Justiça do Trabalho no Brasil”, e o subprocurador-geral do Trabalho, Manoel Jorge e Silva Neto, falando sobre “A Justiça do Trabalho como instrumento para institucionalizar a justiça social”, são algumas outras autoridades a palestrar no seminário. O encontro será encerrado com uma explanação do ex-presidente e ministro aposentado do TST Vantuil Abdala, a respeito dos “80 anos da Justiça do Trabalho: retrospectiva e desafios para o futuro”.

Os inscritos que acompanharem as palestras vão receber certificado de participação. A organização do evento vai confirmar o formato de realização – híbrido ou virtual – nos próximos dias, levando em consideração o cenário da pandemia da Covid-19. Novas informações serão divulgadas nos canais de comunicação do TST.

Clique aqui para ver a programação completa.

Seminário Internacional 80 anos da Justiça do Trabalho
Data: 7 e 8 de fevereiro
Horário: das 9h30 às 17h
Inscrições: até 4 de fevereiro, pelo link  < VOLTAR