07 de abril de 2020 . 16:20

Turma de 1995 completa 25 anos de magistratura do Trabalho

Há 25 anos, em 7 de abril de 1995, 28 aprovados no concurso para a Magistratura trabalhista do Rio de Janeiro tomavam posse como juízes substitutos do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Os magistrados foram empossados pelo então presidente do TRT-1, desembargador Alédio Vieira Braga.

A diretora da AMATRA1 Gabriela Canellas Cavalcanti contou que a posse foi um momento emocionante. “A turma era formada por pessoas muito comprometidas. Muitos já se aposentaram e alguns ainda estão na ativa”, disse.

O magistrado Marcelo Raffaele lembrou a emoção da cerimônia que contou com a presença de integrantes do Tribunal, familiares e amigos. “Esperanças se renovavam e as expectativas de 28 jovens (ou nem tão jovens) novos juízes afloravam. Muita alegria, mas também o frio na barriga e a certeza de que era um início de uma jornada de muito trabalho, dedicação e desafios. E assim vem sendo, nestes últimos 25 anos.”

Leia mais: Anamatra colabora com o CNJ na sistematização de dados sobre a Covid-19
Associações arrecadam R$ 38 mil para combate à Covid-19
Juiz determina que iFood e Rappi paguem funcionários afastados por Covid-19

O juiz do Trabalho aposentado Antônio Baptista Filho, que atuou como titular na 1ª Vara do Trabalho de Nova Friburgo, felicitou os colegas de turma pela data. “Parabenizo todos os magistrados, muitos já aposentaram, outros fizeram permuta para outros lugares. Éramos um grupo muito bacana, tínhamos uma ótima integração. Para mim, a magistratura foi uma experiência maravilhosa”, afirmou o Antônio que, atualmente, está exercendo a advocacia.

Magistratura do Trabalho requer dedicação diária

Titular da 67ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, Gabriela ressaltou que a trajetória como magistrada requer dedicação diária. “Embora esteja há muito tempo no mesmo trabalho, procuro ter empatia com os jurisdicionados e com as demais partes envolvidas, como os advogados, que estão ali exercendo seu ofício. Estou sempre preocupada com a pessoa que procura o Judiciário. Muitas vezes, a rotina tenciona a nos automatizar e até a desgastar. Mas tento olhar além e enxergar a pessoa que está procurando a Justiça”, afirmou.

Um dos momentos marcantes para a juíza em seus 25 anos de magistratura foi a participação na atividade promovida pela Escola Judicial do TRT-1, em que os magistrados são convidados a participar por um dia de profissões socialmente invisibilizadas.

“Uma coisa é saber do dia a dia do trabalhador quando é contado por alguém, e outra completamente diferente é vivenciar a função e o que o profissional passa. Foi uma experiência muito enriquecedora para mim”, afirmou.

Turma de 1995 completa 25 anos de magistratura em 7 de abril de 2020

Em pandemia, JT ressurge como amparo de trabalhadores e empregadores

Marcelo, que exerce a titularidade da 64ª VT/RJ, destacou que os empossados em 1995 presenciaram muitas mudanças na Justiça trabalhista e os que estão em atividade agora vivenciam a realidade da prestação jurisdicional à distância durante a pandemia do novo coronavírus. 

“Neste momento, exatamente quando a Justiça do Trabalho era questionada, atacada, ameaçada, ela ressurge mais uma vez como o último amparo dos trabalhadores e empregadores. E aqui estamos, 25 anos depois, com o mesmo frio na barriga do primeiro dia como juízes togados de uma das juntas de conciliação e julgamento, mas com a certeza de que, mais uma vez, superaremos o desafio”, concluiu.

Confira a lista dos empossados em 7 de abril de 1995:

Adrianus Johannes Antonius Uiterwaal
Alexandre Armando Couce de Menezes
Anna Elisabeth Junqueira Ayres
Antônio Baptista Filho
Cissa de Almeida Biasoli
Comba Marques Porto
Cristina Solange Rocha Xavier
Daniel Natividade Rodrigues de Oliveira
Denise Ferreira de Souza Barros Pacheco
Edna Bezerra de Mello Kauss
Eliane Aparecida Aguado Moreno
Erico Santos da Gama e Souza
Gabriela Canellas Cavalcanti
Geovany Cardoso Jeveaux
Gigli Cattabriga Junior
Gisela Ávila Lutz
Gisele Rosich Soares Velloso
Katia Emílio Louzada
Leonardo Toledo de Resende
Leydomir Lago
Marcelo José Duarte Raffaele
Maria Letícia Gonçalves
Mauren Xavier Seeling
Nathalia Thami Chalub Prezotti
Oswaldo Henrique Pereira Mesquita
Paulo Guilherme Santos Périssé
Sonia Maria da Silva Gomes
Wanderlane de Assis Resende


*Fotos da posse dos magistrados como juízes titulares, em 2003 < VOLTAR