29 de setembro de 2020 . 13:04

Votação para eleger nova administração do TRT-1 será virtual, em novembro

O TRT-1 vai usar uma plataforma de votação e apuração on-line para eleger, em 5 de novembro, sua nova administração para o biênio 2021-2023. Desenvolvido internamente, o sistema virtual e-Voto foi apresentado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) aos integrantes da administração superior do Tribunal nesta segunda-feira (28). Além da eleição da nova direção, a plataforma também será usada para outras votações, como nas promoções de magistrados.

O e-Voto garante o anonimato e o voto único de cada eleitor, e é imune à falsificação de dados, sendo uma ferramenta segura. Outras características são a possibilidade de participação através de computador ou celular, a confirmação ao eleitor do recebimento do voto por meio de e-mail enviado ao endereço funcional cadastrado e a atualização constante do software Limersurvey, usado pelo sistema.

Leia mais: Magistrados e psiquiatra analisam história do vilão Coringa, em live
AMATRA1 convoca associados para reunião sobre volta à atividade presencial
Simpósio Internacional CONSINTER será virtual por causa da Covid-19


A plataforma também é de fácil manuseio para os eleitores, afirmou o gestor do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-1, desembargador José Luis Campos Xavier. “Além de ser um sistema simples de ser utilizado pelos usuários (os desembargadores), é seguro para quem vota e para quem está recebendo os votos.”

O TRT-1 solicitou ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) a participação de um auditor para acompanhar e certificar a integridade do processo eleitoral. No dia de votação, serão adotadas medidas de segurança com um protocolo rígido de controle, inclusive com criptografia dos dados, para evitar qualquer interferência prejudicial à lisura das eleições. 

Os magistrados também vão receber, pelo e-mail funcional, um link e um token, e usarão o aplicativo Google Authenticator para acessar a cédula eletrônica. Os servidores da STI estarão disponíveis para dar o suporte necessário em caso de problemas técnicos.

Durante a apresentação, os integrantes da administração superior do TRT-1 participaram de uma simulação de votação e tiraram dúvidas sobre o e-Voto. Em breve, os demais desembargadores do Tribunal vão receber treinamento para o uso do novo sistema.

*Com informações do TRT-1
**Foto: William Iven/Unsplash
< VOLTAR