No EMAT, especialista chileno debate mudanças no Direito do Trabalho na América Latina

O professor Sergio Gamonal Contreras, da Universidade Adolfo Ibáñez (Chile), será um dos palestrantes do 32º EMAT (Encontro dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região). O especialista falará no primeiro painel do evento, em 8 de outubro, às 10h, sobre as perspectivas para o Direito do Trabalho na América Latina.

Os participantes do painel debaterão as reformas trabalhistas nos países da região. No Chile, as mudanças nas leis do trabalho passaram a vigorar no início do ano passado. Assim como no Brasil, a reforma gerou preocupações quanto à precarização das relações de trabalho.

Leia também: 32º EMAT acontecerá em 8 e 9 de outubro no TRT-1

Em 2016, o especialista subscreveu manifesto que classifica a reforma trabalhista chilena como “um retrocesso para os direitos do mundo sindical”. Ele diz que a reforma “aprofunda o sistema de relações laborais desenhado na ditadura por José Piñera [economista, ministro do Trabalho e Seguridade Social no governo do presidente Augusto Pinochet, de 1973 a 1990].”

O debate contará com as participações do advogado e professor Bruno Freire e Silva, da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e da desembargadora do TRT-1 Vólia Bomfim Cassar.

O EMAT 2018 será realizado em parceria com a Escola Judicial em 8 e 9 de outubro no auditório da sede do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) com o tema “O Direito do Trabalho em 2030: novas regulações para o mundo do Trabalho”.

As inscrições estão abertas até 21 de setembro no link http://www.trt1.jus.br/ej1_cursos.