José da Fonseca Martins Junior é eleito presidente do TRT-1

O desembargador José da Fonseca Martins Junior foi eleito presidente do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) para o biênio 2019-2020. A eleição aconteceu na tarde desta quinta-feira (8) durante sessão ordinária do Órgão Pleno do Tribunal. Também foram eleitos os demais integrantes da futura administração do TRT-1.

Martins conquistou 31 votos, à frente do desembargador José Nascimento Araújo Netto, que obteve 19. Ao todo, 52 desembargadores participaram do pleito. A posse da nova administração do TRT-1 deverá acontecer na segunda quinzena de janeiro de 2019.

Leia também: Cláudia Pisco critica fim do Ministério do Trabalho

“Gostaria de agradecer a todos aqueles que votaram em mim, na certeza de que nossa campanha propositiva e democrática será um norte nos próximos dois anos no TRT. Gostaria, também, de contar com o apoio de toda a magistratura do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, dos advogados, dos funcionários e das associações de classe para que possamos democraticamente cumprir nossa missão constitucional”, declarou o presidente eleito do TRT-1.

O desembargador Cesar Marques Carvalho será o vice-presidente. Ele obteve 27 votos, contra 25 de Jorge Fernando Gonçalves da Fonte, em segundo escrutínio. Na primeira votação, houve empate em 26 votos.

O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, felicitou os desembargadores eleitos e lhes desejou sucesso à frente do tribunal.

“A AMATRA1 parabeniza a todos os desembargadores eleitos e deseja boa sorte à nova administração do tribunal. Como sempre, a AMATRA1 se coloca à disposição para colaborar para o aperfeiçoamento da administração deste tribunal e da prestação jurisdicional.”

A desembargadora Mery Bucker Caminha, com 39 votos, elegeu-se corregedora-regional do TRT-1. O desembargador Luiz Alfredo Mafra Lino, com 41, será o vice-corregedor. Mery Bucker disse que prestigiará os juízes do 1º grau.

“Acho muito importante os juízes do 1º grau. Eles merecem ser muito bem tratados. E, à medida que forem bem tratados, eles vão produzir mais”, disse a corregedora eleita.

Conheça o novo presidente do TRT-1

O desembargador José da Fonseca Martins Junior tomou posse como desembargador em 21 de outubro de 1999, pelo quinto constitucional, em vaga destinada a membros do Ministério Público do Trabalho.

Natural do Rio de Janeiro, ele formou-se em Direito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em 1979, e é pós-graduado em Direito Empresarial e Contratual pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) do Rio de Janeiro.

Martins Júnior advogou na área trabalhista de 1979 até maio de 1988, quando tomou foi empossado procurador do Trabalho após aprovação em concurso público.

O magistrado exerce a presidência da 9ª Turma desde 2006 e atua, desde 2007, como presidente da Comissão de Jurisprudência e Gestão de Precedentes do TRT-1. Em abril de 2018, foi eleito coordenador do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas.

Confira a lista completa dos eleitos:

Presidente: José da Fonseca Martins Junior

Vice-presidente: Cesar Marques Carvalho

Corregedora-Regional: Mery Bucker Caminha

Vice-Corregedor-Regional: Luiz Alfredo Mafra Lino

Presidência da Sedi (Seção Especializada em Dissídios Individuais): Ivan da Costa Alemão Ferreira

Diretor da Escola Judicial: Marcelo Augusto Souto de Oliveira

Ouvidor: Leonardo da Silveira Pacheco

Suplente de Ouvidor: José Luís Campos Xavier

Órgão Especial: Antônio Carlos de Azevedo Rodrigues, Mery Bucker Caminha, Cláudia Regina Vianna Marques Barrozo, Alexandre Teixeira de Freitas B. Cunha, Rogério Lucas Martins, Mônica Batista Vieira Puglia, Jorge Fernando Gonçalves da Fonte (MPT) e José Luís Campos Xavier (OAB)

Suplentes do Órgão Especial: Dalva Amélia de Oliveira, Marcelo Antero de Carvalho, Maria Helena Motta e Ângelo Galvão Zamorano, Enoque Ribeiro dos Santos (MPT) e Sayonara Grillo Coutinho L. da Silva (OAB)

Comissão do Regimento Interno: Rosana Salim Villela Travesedo, Giselle Bondim Lopes Ribeiro, Marcos Pinto da Cruz e Gustavo Tadeu Alkmim

Suplentes da Comissão do Regimento Interno: Sayonara Grillo Coutinho L. da Silva e Cláudia Regina Vianna Marques Barrozo

Comissão de jurisprudência: Theocrito Borges dos Santos Filho, Giselle Bondim Lopes Ribeiro, Rosana Salim Villela Travesedo, Jorge Fernando Gonçalves da Fonte e Carina Rodrigues Bicalho

Suplentes da Comissão de jurisprudência: Enoque Ribeiro dos Santos, Ângelo Galvão Zamorano, Flávio Ernesto Rodrigues Silva e Mário Sérgio Medeiros Pinheiro

Conselho da Ordem do Mérito Judiciário: Marcos Pinto da Cruz, Rosana Salim Villela Travesedo e Mery Bucker Caminha

Suplente do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário: Marcelo Antero de Carvalho

Comissão de Vitaliciamento: Cláudia Regina Vianna Marques Barrozo, Maria Helena Motta e Jorge Orlando Sereno Ramos

Comissão de Responsabilidade Socioambiental: Marcos Cavalcante

Diretora do Centro Cultural: Ana Maria Soares de Moraes

* Com informações do site do TRT/RJ