“Foi muito produtivo não só para eles aprenderem o funcionamento da Vara do Trabalho, mas também para melhorar a comunicação da Justiça do Trabalho com os adolescentes. Eles gostaram tanto da audiência que, agora, querem saber o resultado da sentença. Foi uma ótima experiência, deveríamos fazer mais vezes. Benimar Medeiros, responsável pela visita, foi uma excelente organizadora”, afirmou.
[caption id="attachment_26708" align="aligncenter" width="941"]

“A juíza Anita e a diretora da Vara do Trabalho, Eliana Gonçalves, recepcionaram os alunos com muito carinho. Foi muito bom”, disse Benimar, diretora da AMATRA1 e coordenadora do programa na 1ª Região, que participou da visita.
[caption id="attachment_26713" align="aligncenter" width="1000"]

Leia mais: Juíza Rosilda Lacerda Rocha doa biblioteca jurídica à AMATRA1
Ministra Maria Cristina Peduzzi é primeira mulher eleita para presidir o TST
Constituição protege o trabalho, diz ministro do STF Carlos Ayres Britto
Estudantes apresentaram teatro, música e poesia em culminância
Depois de receberem o conteúdo da Cartilha do Trabalhador em sala de aula e das palestras com os magistrados, os alunos colocaram os ensinamentos em prática por meio da arte. Em culminâncias na semana passada, eles apresentaram poesias autorais, peças teatrais e músicas sobre temas como trabalho infantil e direitos trabalhistas.
Em Cabo Frio, além da juíza aposentada Benimar, o evento contou com o procurador do Trabalho Vitor Bauer e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Cabo Frio, Kelvim Lima.
No Rio de Janeiro, os diretores da AMATRA1 Jorge Lopes e Mônica Cardoso e a procuradora do Trabalho Maria Vitória Sussekind forma à culminância no auditório do CEl José Leite Lopes, no Andaraí, na zona norte da cidade. Participaram o Colégio Estadual Olavo Bilac, CE João Alfredo, CE Prado Junior, CE Júlia Kubitschek e o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Joaquim José da Silva Xavier – O Tiradentes.
A juíza Fabrícia Rezende ficou emocionada com a culminância dos colégios de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O conteúdo do TJC foi abordado pelos alunos do CE Duque de Caxias, CE Miguel Couto, CE Rui Barbosa, CE Professora Norma Toop Uruguay, CE Professora Hilda do Carmo Siqueira, CIEP 198 — Professora Roza Ferreira de Mattos, e CIEP 434 — Professora Maria José Machado.
Sobre o programa Trabalho, Justiça e Cidadania
O programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), de iniciativa da Anamatra e realizado pelas Amatras nas regiões, promove encontros entre magistrados do Trabalho com estudantes e professores de escolas públicas. As atividades têm como objetivo promover a divulgação dos direitos dos trabalhadores e noções de ética por meio de reflexões e discussões entre os participantes.