TST – Evento do TST na Arena Corinthians reúne 1,4 mil operários

Nem a leve garoa que caiu sobre os cerca de 1,4 mil operários, na Arena Corinthians, palco de abertura da Copa do Mundo de 2014, diminuiu a euforia durante o  ato público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil, realizado na manhã desta segunda-feira (14/4) .

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), João Oreste Dalazen, que, ao se dirigir aos operários, afirmou: "Viemos porque é indispensável e urgente a colaboração de todos nos esforços para diminuir os acidentes de trabalho". O presidente do TST lembrou a importância da atuação dos operários na prevenção dos acidentes e na cruzada para diminuir uma estatística desfavorável, cujos números são preocupantes. "A prevenção de acidente de trabalho é uma questão de educação para o trabalho."

O evento desta segunda-feira foi o quarto ato público realizado pela TST, em parceria com os tribunais regionais. A iniciativa faz parte da segunda etapa do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Como forma de conscientizar os trabalhadores presentes, foram distribuídas cartilhas e folders contendo orientações sobre procedimentos preventivos para evitar acidentes nos canteiros de trabalho. Houve, ainda, a apresentação de vídeos com temáticas ligadas à prevenção.

O representante da  Odebrecht, empresa responsável pela construção da Arena Corinthians, pediu aplausos aos trabalhadores e afirmou que não "haverá orgulho maior que inaugurar a copa sem nenhum acidente de trabalho nas obras do estádio."

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva enviou uma carta, com uma mensagem dirigida aos operários, na qual afirmou: "(…) É fundamental oferecer as melhores condições para aqueles que estão trabalhando honestamente para conquistar o sustento de suas famílias e contribuir com o desenvolvimento do país. Por isso, saúdo o lançamento deste programa no canteiro de obras do futuro estádio do meu querido Corinthians, que sediará a abertura da Copa do Mundo em 2014".

Além de frases de apoio de Rivelino, o evento contou com uma apresentação do maestro João Carlos Martins, que acompanhou o tenor Jean Willian, em uma interpretação da música "My Way".

Em rápida entrevista aos jornalistas presentes, o presidente do TST e do CSJT reiterou que as estatísticas são preocupantes e deve haver um trabalho de educação dos trabalhadores, já que a maior parte dos acidentes não ocorrem,  e, sim, "são causados".

Os operários foram os mais animados com a solenidade. O operário da Odebrecht, José da Cruz, recebeu das mãos do presidente do TST e de Rivelino uma cartilha com instruções sobre segurança e saúde para trabalhadores da indústria da construção, um exemplar de revista em quadrinhos sobre prevenção de acidentes de trabalho e uma camisa da seleção brasileira de futebol. Foram sorteadas ainda dez camisas da seleção brasileira de futebol e 18 do Corinthians.