TRT/RJ – Homenagens e Despedidas marcam sessão do Órgão Especial

Na manhã desta quinta-feira (21/2), durante a Sessão Ordinária do Órgão Especial (OE), a presidente do TRT/RJ realizou a entrega da medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região ao desembargador José Maria Quadros de Alencar, integrante do TRT da 8ª Região (Pará e Amapá), que recebeu a comenda no grau Grande Oficial.

 

Entrega medalha para trt8
O desembargador José Maria Quadros de Alencar (TRT8) recebe da presidente do TRT/RJ a Comenda

Presidente do TRT8 durante o biênio 2010/2012 e atualmente membro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o magistrado veio ao Rio de Janeiro nesta data para receber a homenagem em virtude de sua impossibilidade de comparecimento à solenidade de entrega da honraria, realizada pelo TRT/RJ em 30/11/12, ocasião em que ele participava da cerimônia de posse da nova Administração de seu Regional e transferia o cargo de presidente para a desembargadora Odete de Almeida Alves.

PARCERIA

A insígnia da Ordem do Mérito Judiciário do TRT/RJ foi instituída em 2004 e tem por finalidade agraciar cidadãos que tenham se destacado por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho ou prestado relevantes serviços à cultura jurídica e à Justiça do Trabalho, em especial ao Tribunal fluminense. No caso do desembargador José Maria Quadros de Alencar, além de toda sua trajetória de dedicação ao Judiciário Trabalhista – onde atuou como advogado antes de ingressar como desembargador do TRT8 pelo quinto constitucional, em 1995 -, mereceu destaque seu empenho, no CSJT, para aprovação da proposta de criação de novos cargos no TRT/RJ, à qual o magistrado se manifestou favoravelmente. Também foi lembrada a parceria entre o TRT da 1ª Região e o TRT8, corporificada através da cessão do Juriscalc – programa de informática desenvolvido pela Secretaria Especial de Tecnologia da Informação daquele Regional e que é utilizado para auxiliar o magistrado na elaboração de sentenças líquidas, agilizando o andamento dos processos.

"Credito a homenagem ao TRT da 1ª Região e não ao meu próprio mérito, pois acredito que não fiz mais do que o cumprimento do meu dever, contribuindo para a aprovação de algo que o Tribunal merecia. Mas estou muito honrado e agradecido, e o TRT/RJ deve saber que pode contar comigo", afirmou o condecorado.

DESEMBARGADORES PARTICIPAM DE ÚLTIMA SESSÃO DO OE

A Sessão do Órgão Especial também foi marcada pela homenagem de seus integrantes aos membros que dele participaram pela última vez, caso do desembargador Luiz Augusto Pimenta de Mello. O mais antigo membro da Corte se aposenta no próximo mês de março, quando completa 70 anos, e recebeu dos colegas congratulações e palavras de agradecimento pela dedicação ao TRT/RJ, no qual ingressou em setembro de 1981 como desembargador através de nomeação pelo quinto constitucional da OAB.

homenagem ao desembargador pimenta
Da esquerda para a direita: desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, vice-presidente do TRT/RJ; Teresa Cristina D´Almeida Basteiro, procuradora-chefe do MPT/RJ; o homenageado, desembargador Luiz Augusto Pimenta de Mello; e os desembargadores Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ, e Nelson Tomaz Braga  

"Nos seus 31 anos como magistrado deste Tribunal, o desembargador Luiz Augusto Pimenta de Mello sempre contribuiu muito com todas as Administrações, com a experiência de quem já foi presidente, corregedor e vice-corregedor. Em 1992, durante sua gestão, foi responsável pela ampliação do espaço utilização pelo TRT/RJ, neste prédio, onde foram criados os Gabinetes", lembrou o desembargador Nelson Tomaz Braga.

A desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, que participou da última Sessão do Órgão como presidente, também recebeu as felicitações dos demais membros pela determinação, responsabilidade e realizações que marcaram sua gestão no biênio 2011/2013. "Estou contando os dias, não porque desejo sair, mas porque sei que, inevitavelmente, o prazo está acabando. Foi muito prazeroso presidir esse Tribunal e agradeço a contribuição de todos", finalizou a presidente.

Também se despediram do Órgão Especial os desembargadores Rosana Salim Villela Travesedo, Marcos Cavalcante e Evandro Pereira Valadão Lopes.

TRIBUNAL PLENO

Na parte da tarde, os desembargadores que compõem o Tribunal Pleno se reuniram e votaram a promoção, por antiguidade, da juíza Substituta do Trabalho, Adriana Maria dos Remédios Branco de Moraes C. Tarazona para o cargo de Juíza Titular de Vara do Trabalho, em decorrência da aposentadoria da desembargadora Leila Costa de Vasconcelos. A presidente da Amatra1, Áurea Sampaio,acompanhou as sessões. 

galeria de imagens homenagem aos desembargadores