Documentário narra trajetórias de vidas transformadas pela Lei da Aprendizagem

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) lançou neste domingo (26) o documentário “Aprendizagem – O Futuro em Construção”. O filme acompanha a trajetória de seis jovens estudantes que conseguiram a primeira oportunidade de trabalho por meio do programa de aprendizagem. A produção estreou TV Justiça, com reprises durante a semana (veja abaixo os horários), e também está disponível no canal do TST no Youtube.

No documentário, os seis personagens – da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo – falam sobre as vidas que levam, as dificuldades e a superação até o ingresso no mercado de trabalho.

Leia também: Proposta da CNI extinguirá cota de aprendizagem, diz André Villela

Gabriel Nascimento é um deles. Natural de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, começou como aprendiz em uma montadora de veículos e chegou a ser escolhido como o melhor jovem aprendiz do Brasil e a concorrer ao prêmio Best Apprentice, na Alemanha.

“Quando meu pai soube, ele chorou. Eu nunca vi meu pai chorar. Foi um orgulho”, lembra.

Ananda Cantarino, de Nova Iguaçu (cidade na Baixada Fluminense), trabalha no Google. “Meu sonho sempre foi trabalhar numa grande empresa de tecnologia.” Ela foi aprendiz de 2014 a 2015 na Fiotec (Fundação de Apoio à Fiocruz). No cargo de assistente de comunicação de uma ONG (organização não-governamental), a jovem já participou de um congresso da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.

Morador de Bangu, na Zona Oeste do Rio, Lucas Borges conta que conseguiu cursar o ensino superior graças ao programa de aprendizagem. “Sem o Jovem Aprendiz eu não teria entrado na faculdade, até mesmo pela questão da carga horária. Foi importante também pela remuneração, que dava para pagar os estudos.”

A Lei de Aprendizagem (10.097/2000) é uma das principais ferramentas de combate ao trabalho infantil e de formação de jovens profissionais para o mercado de trabalho. Desde a entrada em vigor da lei, em 2005, ao menos 3,3 milhões de jovens ingressaram no programa.

Na TV Justiça (canais 26 NET e DTV 53.1), o documentário será exibido nesta segunda-feira (27), às 22h30; na quarta-feira (29), às 18h; na quinta-feira (30), às 13h30; e no sábado (1º/9), às 22h30.

Assista ao documentário: