AMATRA1 e MPT capacitam professores para o projeto “De Mãos Dadas com a Cidadania”

A AMATRA1 promoveu, nesta sexta-feira (14), reunião de capacitação de professores para o segundo semestre do projeto “De Mãos Dadas com a Cidadania”. A iniciativa faz parte do Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), parceria entre a Anamatra e o MPT (Ministério Público do Trabalho).

O projeto busca aproximar os juízes da sociedade e transmitir noções básicas de Direito do Trabalho aos jovens estudantes, de maneira lúdica. No segundo semestre, serão realizadas atividades em cerca de 30 escolas da rede estadual de ensino das regiões Metropolitana e Serrana do Estado do Rio.

Leia também: Entrega do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos acontece dia 18 no Rio

O diretor de Aposentados e Pensionistas da AMATRA1, Jorge Lopes, explica que os professores das escolas realizam trabalhos e, ao final, são promovidas as culminâncias, eventos nos quais os alunos apresentam trabalhos em formatos variados, como encenações teatrais, dança, música, palestras e cartazes.

“Nosso trabalho é difundir o Direito do Trabalho nas escolas do Estado. Os alunos ganham a Cartilha do Trabalhador explicando os direitos básicos. Informamos também as fraudes trabalhistas mais comuns, a quem recorrer e até noções sobre saúde do trabalhador. Nossa intenção é que este conhecimento seja levado para a família e para todos os grupos sociais com os quais convivem”, disse Lopes.

Representante do MPT, a procuradora Maria Vitória Sussekind destaca a importância do projeto para o combate ao trabalho infantil. Atualmente, ainda há 2,5 milhões de crianças expostas ao trabalho infantil no país. Segundo ela, um dos pontos que mais chama a atenção dos alunos no Programa TJC é o projeto Jovem Aprendiz.

“Muitos destes jovens não têm noção da existência do Jovem Aprendiz. O programa permite que eles consigam conciliar o estudo com o trabalho, assegurando todos os direitos trabalhistas e aprendendo uma profissão.”

Também estiveram presentes à reunião a coordenadora do Programa TJC e diretora-adjunta de Aposentados e Pensionistas, Benimar Medeiros; a diretoria de Cidadania e Direitos Humanos, Mônica Cardoso; a diretora de Prerrogativas e Direitos, Rosane Catrib; e a ex-presidente da AMATRA1, Áurea Sampaio, além dos representantes das escolas estaduais.