Adriana Leandro faz palestra na Unigranrio sobre Reforma Trabalhista

A presidente interina da AMATRA1, Adriana Leandro de Sousa Freitas, participou da Semana Jurídica da Unigranrio, em 19 de outubro, no campus de Duque de Caxias (cidade na Baixada Fluminense).  A juíza do Trabalho Adriana Melonio também palestrou durante o evento, dirigido aos alunos da universidade.

Adriana Leandro falou sobre o Direito do Trabalho e a Justiça do Trabalho após a Reforma Trabalhista, em vigor há um ano. Adriana Melonio explicitou diversos aspectos processuais da reforma como a prescrição intercorrente, gratuidade de justiça entre outros, destacando pontos positivos e negativos.

Leia também: AMATRA1 parabeniza desembargadores eleitos para a Administração do TRT-1

A presidente interina da AMATRA1 apresentou as principais mudanças implementadas pela reforma e o impacto delas nas relações de trabalho no país. Ela reforçou a importância do Direito e da Justiça do Trabalho para impor um limite ético que garanta a dignidade humana frente à exploração do trabalho.

Segundo Adriana Leandro, a reforma abriu brechas para “graves retrocessos sociais” ao flexibilizar diversos direitos dos trabalhadores.

“O Direito do Trabalho há de ser ferramenta de resistência sempre que a centralidade do ser humano esteja ameaçada. Lanço por isso uma indagação. O que os senhores esperam para o futuro do trabalho? Um pensar em que se admite retrocesso ou de uma política econômica que permita um equilíbrio econômico, mas voltada para o social e o respeito à dignidade humana?”