Sayonara Grillo vai mediar debate sobre efeitos da revolução digital no mundo do trabalho

O Simpósio “Futuro do Trabalho: os Efeitos da Revolução Digital na Sociedade” vai discutir os impactos dos avanços tecnológicos no mundo do trabalho, na quinta-feira (21), no auditório da Procuradoria da República no Rio de Janeiro. O evento é organizado pela Escola Superior do Ministério Público da União e as inscrições podem ser feitas até terça-feira (19) pelo site www.escola.mpu.mp.br.

A desembargadora do Trabalho da 1ª Região e professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva vai mediar o segundo painel do evento. O tema é a proteção do trabalhador diante dos avanços da tecnologia digital. Serão abordados assuntos como a organização do trabalho, o direito ao trabalho e saúde psíquica. A mesa será composta por Leonardo Wandelli, consultor do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, e a desembargadora do Trabalho da 3ª Região (MG) Maria Cecília Alves Pinto.

O primeiro painel do Simpósio vai tratar dos efeitos da tecnologia digital na sociedade, abordando o impacto das novas formas de contratação de trabalhador na prestação de serviços sob plataformas digitais e as perspectivas para o futuro do mercado de trabalho, a partir de uma análise socioeconômica. Participarão da mesa o procurador do Trabalho e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Rodrigo de Lacerda Carelli e o professor associado Hors Classe na Université de Paris 3 Patrick Dieuaide. A advogada Bianca Bomfim Carelli, membro da Comissão de Direito do Trabalho do Instituto dos Advogados Brasileiros, vai mediar o debate.

No encerramento, será lançado o livro “Empresas de Transporte, Plataformas Digitais e a Relação de Emprego: Um Estudo do Trabalho Subordinado Sob Aplicativos”, de Carelli, Cássio Casagrande e Juliana Oitaven.