Acordo de Cooperação contra o trabalho infantil divulga relatório de 2019

O Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro divulgou o relatório de atividades de 2019. O documento reúne os resultados obtidos ao longo do último ano e os desafios para o futuro. E contém informações sobre a atuação das entidades signatárias e parceiras, como a descrição, o objetivo e a composição do Acordo, e os projetos desenvolvidos ao longo do último ano.

O relatório apontou que os melhores resultados foram registrados no âmbito dos projetos Esportes; Comunidades, Cidadania e Educação; e Políticas e Projetos em Prol da Infância e Juventude. O Grupo de Trabalho Articulação Intermunicipal também obteve êxito, e conseguiu incentivar a adesão de participação de outros municípios do Rio de Janeiro ao Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI-RJ), agregando ao debate interinstitucional e divulgação de boas práticas no estado.

Leia mais: Quarta fase da campanha solidária das associações termina dia 15
JT obriga Petrobras a custear despesas de trabalhadores em home office
Live da AMATRA1 vai debater o filme ‘Dois Dias, Uma Noite’, na sexta (10)

Como desafios, o documento indicou o aperfeiçoamento, sedimentação e divulgação incansável do discurso de sensibilização da sociedade para a importância da primeira infância e do direito inalienável de todas as crianças e adolescentes a cuidados adequados desde os primeiros anos de vida até pleno desenvolvimento; a busca pela articulação interinstitucional e as parcerias, assim como a participação dos jovens e demais integrantes das instituições signatárias do Acordo de Cooperação nas ações; o incremento da divulgação dos projetos e ações; e o combate ainda mais eficaz ao trabalho infantil e demais violações aos direitos de crianças, adolescentes e jovens. 

O relatório de 2019 detalhou as iniciativas Aprendizagem; De Mãos Dadas Pela Cidadania; Esportes; Comunidades, Cidadania e Educação; Conselhos Tutelares; Políticas e Projetos em Prol da Infância e Juventude; e Participação e Protagonismo Juvenil quanto às respectivas finalidades, assim como a atuação dos grupos de trabalho.

E também descreveu os eventos e realizações do Acordo e seus parceiros ao longo do ano, como a oficina de sensibilização para representantes de grêmios estudantis com relação aos temas do 18 de Maio, conduzida pelo Canal Futura na sede da AMATRA1, em 22 de maio de 2019; e o lançamento das campanhas nacional e mundial contra o Trabalho Infantil “Criança não deve trabalhar – infância é para sonhar”, em 12 de junho de 2019, no Museu do Amanhã. 

Clique aqui para acessar o relatório na íntegra.