Getrin orienta pequenos empresários sobre prevenção de acidentes

A tragédia ocorrida na boate em Santa Maria (RS), no último domingo, foi lembrada por membros da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) durante evento realizado na manhã desta quarta-feira (30/1), no Prédio-Sede do TRT/RJ. As autoridades se reuniram com um grupo de representantes de 45 empresas de pequeno porte da construção civil, localizadas na Barra da Tijuca e no Recreio, Zona Oeste do município do Rio de Janeiro.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego fiscalizou essas 45 organizações e identificou irregularidades em quesitos relacionados à saúde e segurança, como falta de equipamentos de proteção aos trabalhadores. "Na boate onde ocorreu o incêndio havia também trabalhadores e, portanto, isso deve servir de exemplo para todos que aqui estão. É preciso ter consciência da responsabilidade de ter um negócio e não visar apenas o lucro", ressaltou Narciso Guedes, chefe da Seção de Segurança e Saúde da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

getrin
Especialistas em prevenção de acidentes no trabalho (da esquerda para direita: Narciso Guedes; Maria Christina Menezes; Elaine Castilho e Fabíola Mello) falam para um grupo de empresários sobre a importância de investir em segurança e saúde

As 45 empresas presentes foram notificadas e, nesta quarta, receberam orientações sobre como devem proceder para se adequar às normas vigentes de segurança e saúde. Elas voltarão a ser fiscalizadas. 

A superintendente de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho, Maria Christina Menezes, explicou a intenção do Getrin ao participar do encontro. "Nosso objetivo é fortalecer as práticas de promoção de saúde e prevenir os agravos que possam acontecer aos trabalhadores", disse ela. No evento, foram distribuídas publicações sobre o tema saúde, meio ambiente e segurança do trabalho.

Participaram também do encontro a desembargadora do Trabalho da 1ª Região Maria José Aguiar Teixeira Oliveira; a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio; Fabíola Mello, auditora fiscal e médica do Trabalho; Elaine Castilho, coordenadora do Projeto Construção Civil da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego; e Gisele Daflon, coordenadora de Projetos Industriais e Serviços da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. 

SOBRE O GETRIN

O Getrin – Grupo de Trabalho Interinstitucional foi constituído em 27/7/2011, em decorrência da assinatura de um Protocolo de Intenções da Campanha Estadual de Prevenção de Doenças e Acidentes de Trabalho, por cinco instituições fluminenses: Setrab, TRT/RJ, Amatra-1, MPT/RJ e MTE. O Protocolo é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro (Setrab) e tem o objetivo de desenvolver ações para a prevenção dos riscos ambientais e eliminação, neutralização ou redução das condições que impliquem prejuízos à saúde física e mental dos trabalhadores.

** Com informações da Ascom do TRT/RJ