Amatra1 participa da abertura da exposição sobre a CLT

Jose Luis Xavier (ACAT); Paulo Périssé (Amatra1); e os des. Márcia Nery e Nelson Tomaz Braga

 

Na tarde do dia 24, o vice-presidente da Amatra1, Paulo Périssé, prestigiou a abertura da exposição "CLT 70 anos", no Centro Cultural do TRT/RJ. Um dos grandes atrativos da mostra é a primeira publicação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), editada em 1943, a qual foi cedida, provisoriamente, pelo Instituto dos Advogados Brasileiros. 

 

NELSON EM PÉ COM CLT
Desembargador Nelson Tomaz Braga em momento histórico, ao lado do exemplar original da CLT. A capa da obra rara  foi assinada pelo  presidente Getúlio Vargas, pelo ministro do Trabalho Alexandre Marcondes Filho, pelos procuradores Arnaldo Lopes Süssekind, Luis Augusto Rego Monteiro e Dorval Lacerda Segadas Vianna e pelo consultor jurídico Oscar Saraiva.

Além desta obra rara, a mostra traz outras joias da história do Judiciário Trabalhista. O visitante poderá contemplar o Diário Oficial, também de 1943, aberto na página onde está publicado o Decreto-Lei nº 5.452. Embora a CLT tenha sido decretada em 1º de maio de 1943, ela só foi publicada no D.O em agosto do mesmo ano. O livro, de propriedade do Ministério da Fazenda, também foi cedido provisoriamente para compor o acervo.

montagem mesa acórdãos
Uma das mesas expositora da mostra "CLT 70 Anos" com os acórdãos encadernados e um exemplar de Carteira de Trabalho, da década de 60, cedida para a exposição 

Representando a Presidência do Tribunal, o desembargador Nelson Tomaz Braga, decano do TRT/RJ, abriu a exposição parabenizando todos os envolvidos na organização do evento, que é mais um movimento do Tribunal em celebração à Consolidação das Leis do Trabalho. Ele ainda agradeceu o empenho de magistrados e servidores que ajudam, dia após dia, a construir a história da Justiça Trabalhista.

A abertura da exposição também foi prestigiada pelos desembargadores Marcia Leite Nery, representando a Ouvidoria do Tribunal e Marcelo Antero de Carvalho; pelo secretário-geral da Presidência do TRT/RJ, Luis Felipe Carrapatoso da Silva; além de assessores da Presidência e servidores da Administração, Gabinetes, Varas do Trabalho e público em geral.

estante
Várias edições da CLT, publicadas ao longo de décadas, estão expostas ao público. 

A exposição CLT 70 Anos está aberta até o dia 3 de maio, no salão principal do Centro Cultural do TRT/RJ, no Térreo do Prédio-Sede, que fica na Avenida Antônio Carlos, nº 251, Centro do RJ. A entrada é gratuita.

** Com informações da Ascom do TRT/RJ