TRT/RJ elege membros da nova Administração para o biênio 2015-2017

A desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos é a nova presidente do TRT/RJ, para o biênio 2015-2017. Eleita com 25 votos, de um total de 48, estará à frente da Administração juntamente com a desembargadora Ana Maria Soares de Moraes, que assumiu a vice-presidência, e os desembargadores Edith Tourinho e José Nascimento Netto, eleitos para a Corregedoria e Vice-Corregedoria, respectivamente. A votação aconteceu durante sessão do Tribunal Pleno, realizada no dia 13 de novembro.  O presidente e a vice-presidente da Amatra1, Paulo Périssé e Cléa Couto, estavam presentes na sessão.

Após a votação, a presidente eleita agradeceu a confiança dos colegas e afirmou que fará uma administração compartilhada, com a participação de desembargadores e juízes do 1º grau. “Quanto mais magistrados eu tiver do meu lado, mais segura estarei e terei mais respaldo em minhas decisões. A participação de todos é fundamental, pois o Tribunal é de todos nós e quero fazer o meu melhor”, disse a nova Presidente.    

Em suas palavras de agradecimento, a desembargadora Ana Maria Soares disse estar honrada de encerrar sua carreira na magistratura sendo vice-presidente do TRT/RJ. “Sinto-me orgulhosa de trabalhar nessa Corte. Colocarei minha força de trabalho à disposição e as palavras de ordem da minha gestão serão: comprometimento, lealdade e transparência. Todos podem contar comigo”, ressaltou.  

A corregedora eleita, desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho, também proferiu breves palavras e disse estar feliz em continuar atuando na administração, uma vez que encerra sua participação como Ouvidora. “Pretendo exercer uma gestão aberta e participativa”, afirmou. Já o novo vice-corregedor, desembargador José Nascimento Netto, destacou sua satisfação em trabalhar, novamente, próximo à primeira instância e ressaltou que assume o cargo em um momento favorável, diante da criação  do cargo de Secretário Especializado de Juiz que, segundo ele, proporcionará melhores condições de trabalho para todos os magistrados. 


No sentido horário: Os novos membros da Administração do TRT/RJ, desembargadores Edith Tourinho (Corregedora), Maria das Graças Paranhos (Presidente), Ana Maria Soares (Vice-Presidente) e José Nascimento (Vice-Corregedor); o atual presidente do TRT/RJ, desembargador Carlos Alberto Drummond, posa ao lado da sua sucessora; ao todo, 48 desembargadores, dos 50 totais, compareceram à sessão de votação 

 

Sobre a nova Presidente do TRT/RJ 

 

Natural do município de Porto de Moz, no Pará, a desembargadora Maria das Graças Paranhos iniciou sua trajetória na magistratura no TRT da 8ª Região (Pará/Amapá), em 1976, após aprovação em terceiro lugar em concurso público para Juiz do Trabalho Substituto. Em julho de 1982, após nova aprovação em concurso público, desta vez em primeiro lugar, assumiu o cargo de juíza do Trabalho Substituta da 1ª Região. Em janeiro de 1986, foi promovida por merecimento a juiz Presidente da 25ª JCJ da Capital. Nos anos seguintes, exerceu também a Presidência das 12ª e 38ª JCJs da Capital e da JCJ de Petrópolis, até ser promovida a desembargadora, por antiguidade, em outubro de 1999.

Como desembargadora, presidiu as 3ª, 7ª 10ª Turmas; integrou a Seção Especializada em Dissídios Individuaisfoi membro do Conselho do Mérito Judiciário do TRT/RJ; atuou como vice-corregedora no biênio 2009/2011; como membro do Órgão Especial, nos biênios 2009/2011 e 2011/2013; foi diretora do Centro Cultural do TRT/RJ; presidente da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental do TRT/RJ e vice-presidente do Regional fluminense, eleita para o biênio 2013/2015. Agora, ao completar 38 anos de carreira na magistratura, será a nova presidente do TRT/RJ, eleita para o biênio 2015/2017.