Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Hoje é 10 de setembro, dia escolhido pela Organização Mundial de Saúde para falarmos sobre prevenção ao suicídio no mundo todo. Nesse mês de setembro amarelo, em que o Centro de Valorização da Vida se une a outras entidades para ampliar nossa atenção sobre esse assunto, vamos conversar – sendo psicanalista insisto e animo vocês para termos essas conversas que quase sempre são evitadas.

Vamos falar da nossa vida nos seus momentos mais difíceis, da nossa solidão e do nosso cansaço para cumprir tantas exigências, da falta de compreensão e respeito, e da imensa necessidade de compartilhar aceitação e amor. Vamos falar sem receio de tocar em assuntos tristes e pesados, vamos abrir essas conversas com colegas de trabalho, amigos, familiares, para também escutá-los se quiserem desabafar e reclamar de tudo que não vai bem na vida que estão tentando construir. Vamos perguntar especialmente para aqueles que nunca falam e para aqueles que já deram sinais de tristeza profunda:

Vocês sabiam que a maioria dos suicídios poderia ter sido evitada com essas conversas? Vocês sabiam que mais pessoas morrem no mundo por suicídio do que por câncer ou Aids? Vocês já tiveram alguma ideia suicida, ou tentativa própria, ou de alguém próximo a vocês?

Se sabemos que ansiedade e depressão enfraquecem e amargam nosso gosto pela vida, então talvez a ansiedade seja sinal de que algo precisa urgentemente ser mudado, e depressão sinal de que algo está insuportavelmente pesado. E não vamos recuar diante do encaminhamento ou da necessidade de tratamento, porque não vamos recuar diante da busca da felicidade, com mais saúde e alívio solidário das nossas dores de existir.

* Nelisa Guimarães, psicanalista e psicóloga do Instituto de Psiquiatria IPUB/UFRJ