AMATRA1 promove 7º Workshop para jornalistas

A AMATRA1 promove dia 12 de fevereiro, às 18h30, o 7º Workshop para Jornalistas, com o tema: A Importância e o Funcionamento da Justiça do Trabalho no Brasil. O evento acontecerá na sede da associação (Av. Presidente Wilson, 228, 7º andar). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail amatra1rio@gmail.com ou pelo telefone (21) 2240-3488. O objetivo do workshop é explicar como se organiza e funciona a Justiça do Trabalho, esclarecendo informações falsas que estão se espalhando pela internet. Os juízes do Trabalho e professores Cláudia Pisco e Marcelo Moura vão ministrar as palestras.

Nos últimos anos a Justiça do Trabalho está sendo alvo de críticas de grupos que desejam enfraquecer a jurisdição trabalhista e reduzir direitos sociais no país. A Reforma Trabalhistas flexibilizou direitos e dificultou o acesso à Justiça pelo trabalhador, reduzindo o número de ações. Recentemente, os ataques ganharam força. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo estuda extinguir a Justiça do Trabalho.

Leia também: Ato em defesa da Justiça do Trabalho mobiliza trabalhadores na Central do Brasil

Neste contexto, é imprescindível que todos operadores do Direito esclareçam à sociedade a importância da Justiça do Trabalho. Os magistrados vão tratar de temas como a razão da existência de uma Justiça especializada em causas trabalhistas e as estruturas de outros países para lidar com os conflitos nas relações de trabalho. Eles também vão desmistificar as principais fake news que circulam na internet, como as que afirmam que a Justiça do Trabalho só existe no Brasil, que é muito cara, que favorece o trabalhador, entre outras.

O workshop vai abordar ainda a PEC 300, uma proposta de emenda à constituição que tramita no Congresso e reduz ainda mais os direitos trabalhistas. O projeto permite ampliar a jornada de trabalho para 10 horas diárias, reduz o prazo para ajuizar ação de 2 anos para 3 meses, além de limitar o aviso prévio a 30 dias.

Programação:

18h30 às 19h – Boas vindas

19h às 19h10 – Apresentação da Amatra1

19h10 às 19h40h – Importância da Justiça do Trabalho (abordagem pela juíza do Trabalho Cláudia Pisco)

  • A Justiça do Trabalho como Justiça especializada – razões de sua existência
  • A natureza das relações trabalhistas
  • Estruturas mundiais de solução de lides trabalhistas

19h40 às 20h10 – A redução de direitos trabalhistas com a PEC 300 / Desmistificando as 10 maiores fake news sobre a Justiça do Trabalho (abordagem pelo juiz do Trabalho Marcelo Moura)

20h10 às 20h40 – Debates

20h40 – Encerramento

Serviço:

Data: 12/02/19 – às 18h30

Local: AMATRA1 – Av. Presidente Wilson, 228, 7oandar.

Inscrições: amatra1rio@gmail.com ou (21) 2240-3488