Dia 28 de abril alerta para prevenção de acidentes do trabalho

Dois milhões de pessoas morrem no mundo em decorrência de doenças ocupacionais e mais 320 mil sofrem acidentes de trabalho fatais. Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que a cada 15 segundos um trabalhador morre por causas relacionadas ao trabalho no mundo. Para alertar sobre a importância da prevenção dos acidentes, foi instituído o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrado todo dia 28 de abril. A data se refere a um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virginia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi criado em 2005. Durante todo o chamado “Abril Verde” diversas ações e atividades são promovidas pela Justiça do Trabalho para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho. São debates, campanhas em redes sociais e distribuição de material educativo.

“São campanhas como essa que ajudam a conscientizar a sociedade para a adoção de medidas com o objetivo de evitar os acidentes de trabalho, assim como as doenças ocupacionais. A prevenção deve ser constante e envolver empregados e empregadores, ao mesmo tempo”, avaliou o presidente do TST e do CSJT, ministro Brito Pereira.

Nos últimos sete anos, mais de R$ 80 bilhões foram gastos pela Previdência Social com pagamento de benefícios às vítimas de acidentes de trabalho ou de doenças ocupacionais. Os dados são do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da OIT. O Brasil é o quarto país com maior número de acidentes de trabalho fatais. Em 2017, 2.096 pessoas perderam a vida durante o trabalho, ou seja, uma morte a cada quatro horas. Foram mais de 550 mil acidentes.

Apenas este ano, o Brasil já viveu duas grandes tragédias decorrentes de acidentes de trabalho, o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) e o incêndio no centro de treinamento do Flamengo (RJ), que deixaram centenas de vítimas fatais. Para prevenir os acidentes de trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) criaram o Programa Trabalho Seguro. A iniciativa visa a formulação e execução de projetos e ações nacionais de prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.