Noemia Porto é a nova presidente da Anamatra

Após 20 anos, a Anamatra voltará a ser comandada por uma mulher. A juíza da 10ª Região (DF/TO) Noemia Garcia Porto, da chapa “Sou + Anamatra”, foi eleita presidente da entidade, nesta sexta-feira (26), com 60,1% dos votos válidos. Ela conquistou 1.740 votos contra 1.126 do juiz da 18ª Região (GO) e presidente da Amatra 18, Cleber Martins Sales, da chapa “Foco e Renovação”.

No total 2.894 associados da Anamatra votaram presencialmente, por sobrecarta ou pelo site da entidade. Houve 18 votos nulos e 10 magistrados votaram em branco. Estavam aptos a votar cerca de 4 mil magistrados. A nova diretoria da Anamatra ficará à frente da entidade pelo biênio 2019-2021. A posse será em 22 de maio no Hípica Hall, em Brasília, às 20 horas.

Noemia Porto será a terceira mulher a dirigir a entidade em 42 anos. Ao falar sobre a vitória, ela ressaltou o papel das mídias sociais e das novas tecnologias na campanha. Segundo ela, os debates transmitidos ao vivo e os vídeos produzidos pelas chapas permitiram aos magistrados conhecer com profundidade as ideias e propostas de cada candidatura.

“O futuro será de construção da unidade, com ampla representação de todos os segmentos da magistratura trabalhista. O que nos une? A crença no valor da Justiça do Trabalho, seus magistrados e magistradas, e nos direitos sociais como direitos de cidadania.”

Noemia Porto vence com 80% dos votos no Rio

No Rio de Janeiro, a votação foi tranquila durante todo o dia. A comissão eleitoral, formada pelos juízes Rosilda Lacerda Rocha, Bárbara Ferrito e Thiago Mafra, recebeu os poucos magistrados que compareceram para votar presencialmente. A maioria optou pelo voto eletrônico ou por sobrecarta. Na apuração, a chapa “Sou + Anamatra” alcançou 80,47% dos votos válidos, com 169 votos. A chapa “Foco e Renovação” conquistou 39. Houve 68 abstenções, um voto nulo e outro em branco.

O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, será o novo diretor de Comunicação da Anamatra. Ele comemorou a vitória, agradeceu a ampla votação alcançada na 1ª Região e falou sobre os próximos passos.

“Ficamos muitos felizes pelo expressivo resultado obtido no Rio e gostaríamos de agradecer a confiança depositada pelos colegas na nossa chapa. Nosso trabalho a partir de agora será também de ouvir as opiniões de toda a magistratura. É fundamental que estejamos unidos neste momento de enormes desafios para a Justiça do Trabalho”, disse Callado.

Conheça os novos dirigentes da Anamatra:

Presidente: Juíza Noemia Aparecida Garcia Porto (Amatra 10)

Vice-Presidente: Juiz Luiz Antonio Colussi (Amatra 4)

Secretaria-Geral: Juíza Patrícia Almeida Ramos (Amatra 2)

Diretoria Administrativo: Juiz Marcelo Rodrigo Carniato (Amatra 3)

Diretoria Financeira: Juiz Mauro Augusto Ponce de Leão Braga (Amatra 11)

Diretoria de Comunicação: Juiz Ronaldo da Silva Callado (Amatra 1)

Diretoria de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos: Juiz Marco Antônio de Freitas (Amatra 24)

Diretoria de Assuntos Legislativos: Juiz Viviane Maria Leite de Faria (Amatra 5)

Diretoria de Formação e Cultura: Juíza Luciana Paula Conforti (Amatra 6)

Diretoria de Eventos e Convênios: Juiz Paulo da Cunha Boal (Amatra 9)

Diretoria de Informática: Juiz Marco Aurélio Marsiglia Treviso (Amatra 3)

Diretoria de Aposentados: Juiz José Aparecido dos Santos (Amatra 9)

Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos: Juiz Marcus Menezes Barberino Mendes (Amatra 15)

Conselho Fiscal (Titulares)

Juiz Valter Souza Pugliesi (Amatra 19)

Juíza Daniela Lustoza Marques de Souza Chaves (Amatra 21)

Juíza Patrícia Pereira de Sant´anna (Amatra 12)

Suplente: Juiz Luiz Eduardo Soares Fontenelle (Amatra 17)