27 de outubro de 2014 . 00:00

TRT/RJ - Reunião discute plano de trabalho de convênio contra acidentes laborais

 Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27/10), no Salão Nobre do Prédio-Sede do TRT/RJ, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) apresentou para discussão o plano de trabalho do acordo de cooperação firmado entre as duas instituições no mês de setembro. O objetivo do convênio é promover o cumprimento das metas do Programa Trabalho Seguro no âmbito do Regional fluminense.

Do encontro participaram as gestoras regionais do Programa, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, vice-presidente do TRT/RJ, e juíza Substituta Anelise Haase de Miranda, além de integrantes da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental (CPRSA), entre eles a desembargadora Maria Aparecida Coutinho Magalhães.

Na ocasião, a representante da Fundacentro, Renata Schneider Viaro, listou ações que poderão atender às metas do acordo, tais como elaboração de cartilhas para diferentes públicos-alvo, preparação de cursos em Saúde e Segurança do Trabalho e desenvolvimento de eventos nas datas comemorativas referentes ao tema.

REUNIÃO TRABALHO SEGURO
Acima, no detalhe, (a partir da esquerda) as desembargadoras Maria Aparecida Magalhães e Maria das Graças Paranhos, ao lado da juíza Anelise de Miranda; abaixo, o grupo reunido no Salão Nobre do Prédio-Sede do TRT/RJ

Pelos termos do convênio, que tem prazo de vigência de 24 meses, o TRT/RJ se compromete a difundir os trabalhos realizados pela Fundacentro. Já a Fundação compartilhará conhecimentos na área de Segurança e Saúde do Trabalho, por meio do fornecimento dos resultados de pesquisas e emprego de metodologias para a prevenção de acidentes de trabalho, além de colaborar com o Tribunal na difusão do Programa Trabalho Seguro.

O Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que visa à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Convidado a participar da reunião, o servidor da assessoria de comunicação do TRT da 8ª Região (Pará e Amapá) Edney Martins expôs aos presentes iniciativas daquele Regional direcionadas à prevenção de acidentes de trabalho. Entre elas, a criação de um aplicativo para celular, desenvolvido por equipe da Universidade Federal do Pará, que permite ao usuário fotografar uma situação de risco laboral e, imediatamente, alimentar um banco de dados acessado pela Justiça do Trabalho, pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Também estiveram presentes ao encontro o diretor-geral do TRT/RJ, Luis Felipe Carrapatoso Peralta; o diretor da Secretaria-Geral Judiciária (SGJ), Carlos Roberto Oliveira da Silva; o coordenador da Coordenadoria de Disseminação da Segurança no Trabalho e de Responsabilidade Sociambiental (CDIS), Claudio Baratta; e os servidores Carlane de Moraes, Leonardo Ayres Santiago e Rosane Alves Moreira.

 
< VOLTAR