13 de fevereiro de 2019 . 15:04

Jornalistas participam de workshop sobre a importância da Justiça do Trabalho



Jornalistas e assessores de imprensa participaram do 7º Workshop para Jornalistas da AMATRA1, nesta terça-feira (12), na sede da associação. O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, os diretores Cláudia Pisco e Marcelo Moura e a conselheira Cléa Couto explicaram o funcionamento e a importância da Justiça do Trabalho e responderam a perguntas dos profissionais.

Callado e Cléa abriram o evento apresentando a atuação da AMATRA1 e explicando como se organiza a magistratura do Trabalho no país. Em seguida, Cláudia Pisco explicou a importância da existência da Justiça do Trabalho como ramo especializado do Poder Judiciário. Ela esclareceu que causas trabalhistas têm uma repercussão ampla na sociedade e demandam soluções mais ágeis e dinâmicas. A juíza também detalhou a estrutura e no funcionamento da Justiça do Trabalho, apontando as diferenças em relação aos demais ramos do Poder Judiciário.

Leia também: Anamatra, AMB e Ajufe premiam iniciativas de igualdade de gênero na Justiça



Marcelo Moura explicou aos jornalistas os retrocessos em direitos sociais promovidos pela Reforma Trabalhista, em vigor desde 2017. Moura também alertou para os riscos da PEC 300, uma proposta de emenda à Constituição que tramita no Congresso. Na avaliação do juiz, o ponto mais preocupante da PEC é a que reduz o prazo de dois anos para apenas 3 meses para que o trabalhador ajuíze ação, restringindo o acesso à Justiça.

Os magistrados também destacaram que Justiça do Trabalho não é exclusividade brasileira e que o ramo trabalhista do Judiciário existe na maioria dos países desenvolvidos, como Alemanha, França, Inglaterra, Noruega, Finlândia e Nova Zelândia.

< VOLTAR