17 de novembro de 2021 . 17:03

AMATRA1 disponibiliza aos associados o documentário ‘A última abolição’

Para marcar o mês da Consciência Negra, comemorada em 20 de novembro, a Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1, em parceria com a produtora Gávea Filmes, vai disponibilizar aos associados a exibição do documentário “A última abolição”. O objetivo é promover o debate sobre a diáspora negra e as consequências da escravidão para os afrodescentes brasileiros. A obra poderá ser assistida de quinta-feira (18) a domingo (21), por meio de link e senha enviados pela newsletter e pelas listas de transmissão no WhatsApp.

“Pretendemos provocar, entre os associados, a reflexão sobre o racismo, a escravidão e a injustiça social que atinge a população afrodescendente na sociedade contemporânea. Além da abordagem histórica, o documentário traz questões sociológicas e jurídicas por meio de depoimentos de historiadores e estudiosos do tema, despertando a necessidade de se valorizar e divulgar a importância do negro na História”, afirmou Mônica do Rego Barros, diretora de Direitos Humanos da AMATRA1.

Lançado em 2018, o documentário tem foco especial no período da abolição e coloca o povo negro como protagonista da luta por liberdade no último país ocidental a proibir a escravidão. A obra traz à luz personagens importantes do movimento abolicionista brasileiro, como José do Patrocínio, combatendo a ideia comumente ensinada nas escolas de que a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888, foi o único grande marco dessa trajetória. 

Leia mais: TRT-1 promove palestras para auxiliar a preparação da aposentadoria
Congresso internacional do IAB vai abordar o Direito Cooperativo
AMATRA1 convoca associados para eleição da Diretoria e Conselho Fiscal

Os depoimentos de intelectuais e especialistas, como a filósofa, escritora e ativista antirracista Sueli Carneiro e o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Direito Paulo Rangel, abordam também o mito da democracia racial no país. Através de diferentes áreas, como a História, a Sociologia e o Direito, a obra trata a discrimação como um dos reflexos do período escravocrata, além de reafirmar a importância da inclusão racial. 

O primeiro longa-metragem da diretora e roteirista Alice Gomes tem, ainda, a apresentação de documentos e fotografias históricas, que auxiliam a ilustrar a linha do tempo do período.  As entrevistas são conduzidas pela jornalista Luciana Barreto, com supervisão artística do cineasta Jeferson De.

Na próxima sexta-feira (26), a AMATRA1 vai promover uma live para debater o documentário. Mais informações serão divulgadas em breve.

Veja o trailer do documentário “A última abolição”:
< VOLTAR