30 de outubro de 2019 . 19:48

Berthier assume como procurador-chefe do MPT no RJ

O procurador do Trabalho João Batista Berthier Leite Soares foi empossado, nesta quarta-feira (30), no cargo de procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região (PRT-1), unidade do Ministério Público do Trabalho no estado do Rio de Janeiro (MPT-RJ). A solenidade foi realizada no edifício-anexo à sede da entidade, no Centro do Rio. A vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro, participou da cerimônia.

Ao discursar, Berthier falou de sua trajetória como procurador, da atuação da PRT-1 e de suas expectativas para a nova gestão. “Estou disposto a diálogos e a pensar em alguns arranjos novos para seguirmos no mesmo caminho. O mundo pode mudar, mas sei minha essência e o que sou: procurador do Trabalho. Minha missão é dar proteção à parte com menos poder nas relações. Temos que nos reinventar e repensar algumas coisas, mas sem perder nossa identidade enquanto entidade”, disse.

João Batista Berthier Leite Soares tomou posse no cargo de procurador do Trabalho em março de 2001, aprovado em primeiro lugar no 9º concurso nacional para ingresso na carreira de membro do Ministério Público do Trabalho. Desde então, sempre atuou na Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região. No biênio 2013/2015, foi responsável pela Coordenadoria de Atuação em Primeiro Grau, da Procuradoria Regional do Trabalho da Primeira Região. Desde 2015, era vice-procurador-chefe da PRT da 1ª Região.

Leia mais: TRT-1 promove ‘Trabalho Infantil - Educar para erradicar’ no dia 18
Edição dos Jogos Nacionais da Anamatra começa nesta quarta em Vitória
Helen Marques e Robson Gomes tomam posse em novas varas do Trabalho

A desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, representando o presidente do TRT-1, José da Fonseca Martins Junior, afirmou que o procurador “é uma pessoa muito querida pelos desembargadores e juízes do Trabalho”. “Sua tranquilidade e competência tornam as sessões no Tribunal mais tranquilas”, disse. A magistrada desejou que o procurador-chefe tenha sucesso na nova fase de sua carreira. “Diante de tempos tão sombrios de ameaças à Justiça do Trabalho e ao Ministério Público do Trabalho, a magistratura e o Ministério Público não devem se intimidar. Devemos seguir em frente. Desejo que Berthier, com sua competência, mantenha a luta sem se deixar intimidar”, finalizou Maria das Graças.

João Berthier tomou posse como procurador-chefe da PRT-1 nesta quarta-feira (30)

Também compuseram a mesa de honra o procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos; o vice-procurador-chefe do MPT-RJ e secretário adjunto de segurança institucional da Procuradoria-Geral do Trabalho, Fabio Goulart Villela; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem; o procurador regional do Trabalho e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Sebastião Vieira Caixeta; o procurador do Trabalho e presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Luciano Bandeira Arantes; o superintende regional do Trabalho do Rio de Janeiro, Alex Bolsas; e a procuradora-chefe do Ministério Público Militar do Rio de Janeiro, Maria de Lourdes Souza Gouveia. < VOLTAR