23 de novembro de 2023 . 17:37

Com remoções destravadas pelo Órgão Especial, Ronaldo Callado toma posse na 5ª Vara do Trabalho

Após o Órgão Especial destravar as remoções do TRT-1, em recurso administrativo da AMATRA1 contra novos critérios estabelecidos pela Corregedoria, o Tribunal empossou como titulares os juízes Ronaldo Callado, na 5ª Vara do Trabalho, e Roberta Calvet, na 38ª Vara, nesta quinta-feira (23).

As posses são o resultado da impugnação formal, pela AMATRA1, dos novos critérios criados pela Corregedoria Regional para os processos de remoção. A desembargadora Raquel Maciel acolheu agravo regimental, e a desembargadora Rosana Salim Villela Travesedo, ao final, decidiu o mérito, permitindo que as remoções voltassem a acontecer. O Ministério Público do Trabalho também se manifestou favoravelmente ao pleito. Houve ao longo do ano uma série de impugnações individuais e coletivas aos novos critérios, e outras seis Varas do Trabalho ainda estão à espera de titulares.

Cerimônia de posse no prédio-sede do TRT-1.

Ronaldo, presidente da AMATRA1, assumiu a 5ª Vara do Trabalho, aberta com a aposentadoria da juíza Mônica Rodrigues; Roberta Calvet passa a responder pela 38ª. A cerimônia foi presidida pelo vice-presidente do TRT-1, Roque Lucarelli Dattoli.

“Fico feliz porque os processos de remoção voltaram finalmente a andar a partir de uma iniciativa da AMATRA1 aprovada em assembleia dos associados. Tive a sorte de ser o mais antigo a pleitear a remoção pela 5ª Vara, que é excelente, graças ao trabalho da antiga juíza titular e dos substitutos que por ali passaram”, afirmou Ronaldo. “Acabou sendo uma feliz coincidência estar indo para uma vara nova quando do término do meu mandato como presidente da AMATRA1. Assim volto para a jurisdição na casa nova”, disse.

O presidente da AMATRA1 Ronaldo Callado junto da magistrada Roberta Calvet, do desembargador Roque Lucarelli, da desembargadora Rosane Catrib e o diretor de secretaria Flávio Carvalho Franco Ramos.

Ronaldo Callado entrou para a magistratura do Trabalho na 2ª Região (São Paulo) em 2002, após ter sido atendente judiciário (antigo técnico judiciário) e analista judiciário na 1ª Região, a partir de 1996. Em 2004, foi aprovado no concurso do TRT-1 como juiz do Trabalho substituto. Foi promovido a titular em 2014, na 2ª Vara do Trabalho de Itaguaí. Um ano depois, foi removido a pedido para a 38ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução/TRT.

Leia mais: Daniela Muller é nomeada para o Comitê Nacional da Justiça do Trabalho

Governo determina negociação sindical para trabalho nos domingos e feriados

Fernanda Stipp faz palestra em Ciep para programa TJC < VOLTAR