15 de maio de 2014 . 00:00

CSJT - Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro se reúne em Brasília

 O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou, no dia 14, a primeira reunião do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro de 2014. Foi a primeira reunião capitaneada pela nova coordenadora, a juíza do Trabalho Morgana de Almeida Richa, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (9ª Região). A pauta do encontro foi extensa, pois foi discutido todo o planejamento para o biênio 2014-2015. “O Comitê tem uma função gerencial importante, que é o de fixar diretrizes de ação e trabalho”, esclareceu Morgana.

Ela destacou, ainda, que o encontro desta quarta tratou de assuntos diversos relativos a medidas necessárias à execução do Programa Trabalho Seguro. Segundo Morgana, a principal e mais importante meta a ser atingida pelo Programa Trabalho Seguro nos próximos dois anos será implantar uma estratégia de comunicação institucional. “É fundamental que divulguemos a importância da prevenção, dando visibilidade à população em geral e também aos empresários sobre o papel preventivo, para evitar os acidentes e os riscos do trabalho”, explicou a coordenadora.

A próxima reunião do Comitê Nacional está agendada para o dia 05 de junho, também na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. No mesmo dia, os gestores regionais também se reunião na capital federal – entre si e também com os gestores nacionais. “O objetivo é padronizar as ações em todo o Brasil”, disse Morgana.

Seminário

O Comitê Gestor Nacional também decidiu que seus encontros presenciais em 2014 ocorrerão a cada dois meses. “Se houver algo urgente a discutir, podemos nos reunir também por videoconferência”, ressaltou a coordenadora nacional. Já em 2015, os encontros serão semestrais.

Além disso, ficou decidido que o próximo Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho será realizado nos dias 22 e 23 de outubro de 2015. Para prepará-lo, uma reunião com os gestores nacionais está programada para ocorrer em 15 de abril do ano que vem.

 

< VOLTAR