09 de fevereiro de 2015 . 00:00

Diretores e associados da Amatra1 participam de reunião com a Presidente do TRT/RJ

Na tarde do dia 06 de fevereiro, o presidente, diretores e associados da Amatra1 participaram da reunião convocada pela presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Paranhos, no auditório do Prédio-Sede. Na ocasião, foram apresentados os integrantes que prestarão auxílio na gestão do Tribunal, pelos próximos dois anos, e aberto espaço para que os magistrados expusessem as necessidades das suas respectivas unidades judiciárias. 

Com base na política de priorização do 1º grau e no conceito de gestão participativa, implementado pela própria desembargadora logo que assumiu o mandato, a magistrada afirmou que queria ouvir mais do que falar. A ideia de um diálogo aberto e franco agradou todos os presentes, que se sentiram encorajados a fazer proposições de boas ideias e, também, reivindicações de medidas que objetivem a melhoria das condições físicas e técnicas das unidades, assim como a qualidade de vida dos servidores.  

O primeiro a falar foi Paulo Périssé, que elogiou a atitude da presidente do Regional fluminense de abrir um canal permanente de comunicação entre a Administração do TRT/RJ e o 1º grau. Também enalteceu o fato de ter mantido, à frente das unidades estratégicas da Administração, a maioria dos servidores que trabalharam na gestão anterior, do desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, o que garantirá a continuidade de diversos projetos.  

O presidente da Amatra1 e vários outros juízes defenderam a revisão, urgente, da estrutura de funcionamento dos Postos Avançados e da Justiça Itinerante. A maior preocupação dos Titulares é em relação ao desfalque que as equipes sofrem sempre que juízes e servidores migram para atender a demandas processuais dessas unidades. A presidente ouviu a solicitação e encomendou, ao diretor da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDE), Bruno Fonseca, estudo sobre tais unidades. 

Na foto acima, à esquerda, a presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Paranhos, fala à plateia composta por magistrados de 1º grau; abaixo, o público presente à reunião; ao lado, a juíza Mônica Torres Brandão, Titular da 2ª VT de Campos dos Goytacazes, faz uma pergunta à mesa  

 

 

Atualização de equipamentos de informática também foi tema da reunião. Algumas unidades judiciárias ainda não receberam notebooks, caso da unidade de Justiça Itinerante de Paraty, ligada à Vara do Trabalho de Angra dos Reis. O juiz Titular Bruno Manzini ouviu do diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Leonardo Bollentini, que os equipamentos já começaram a ser entregues e até meados de abril os juízes de 1º grau estarão com os respectivos computadores. A Divisão de Promoção de Saúde (DPROS), que, com o apoio de outras unidades, é responsável pela adequação ergonômica no Regional, está estudando a organização e instalação de alguns periféricos com fios, como mouses e teclados, de forma que não atrapalhem a rotina dos juízes, bem como a substituição desse material por versões modernas e mais eficientes.

Outro assunto debatido foi a saúde de magistrados e servidores. A presidente fez um apelo para que todos tenham atenção às etapas do Programa de Saúde, implementado pelo setor médico do Tribunal, vinculado à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). “Se queremos dar ênfase à saúde, devemos começar fazendo o Exame Periódico. A pesquisa sobre a saúde dos magistrados é de suma importância”, afirmou Maria das Graças Paranhos, ressaltando que, mesmo sendo voluntária a participação, a adesão à medicina preventiva deve ser prioridade para todos.

O juiz Marcelo Segal, Titular da 26ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, reivindicou a instalação de esteiras de raios X e portal detector de metal no Fórum da Avenida Gomes Freire, no Centro da cidade, onde 12 das 82 VTs da Capital estão instaladas. Atualmente, essa estrutura de segurança existe apenas no Prédio-Sede do TRT/RJ. A medida tem o objetivo de impedir a entrada de armas de fogo e outros objetos perigosos nas dependências do Fórum. Luís Felipe Carrapatoso Peralta, ex-diretor-geral (DG) e atual diretor da Secretaria-Geral Judiciária (SGJ), explicou que faz parte dos planos da nova administração equipar o prédio da Gomes Feire com esse sistema de segurança. Porém, o edifício necessitará de obra de infraestrutura para receber os equipamentos. 

 

A reunião durou pouco mais de duas horas e, na avaliação dos juízes e gestores presentes, foi muito positiva e produtiva. A presidente do Tribunal agradeceu a presença de todos e reforçou o canal aberto com a Presidência. “Estarei sempre disposta a ouvi-los. A ideia é solucionarmos os problemas que nos afligem”, concluiu a desembargadora.

 

** Com informações/fotos da AIC/TRT-RJ 

< VOLTAR