10 de junho de 2020 . 12:22

Filme ‘Que horas ela volta?’ é tema da live da AMATRA1 sexta-feira (12)

Sucesso de público e de crítica, o filme brasileiro “Que horas ela volta?” é tema da live transmitida pelo Instagram da AMATRA1 (@amatra1), na próxima sexta-feira (12), às 17h. A juíza do Trabalho Bárbara Ferrito, diretora da associação, vai conversar com a professora de direito da PUC-Rio Gisele Cittadino.

O filme conta a história de Val, empregada doméstica interpretada por Regina Casé, que mora há mais de dez anos em São Paulo na casa dos patrões, que a consideram “quase da família”. Apesar de ter criado os filhos do casal como se fossem seus, a empregada faz as refeições em uma mesa separada, dorme no quartinho dos fundos e nunca entrou na piscina da casa. 

Leia mais: No Estadão, Périssé alerta sobre redução de direitos em reformas trabalhistas
Campanha solidária de associações recebe doações até quarta-feira (10)
AMATRA1 adere ao manifesto pela defesa da democracia e do Judiciário


“Sem perceber, o filme nos mostra relações de poder, dificuldades de comunicação, apagamento da subjetividade e hierarquização de classes. É um filme que convida à reflexão crítica”, destaca Bárbara. “Esse filme lança um debate interessante sobre as relações de trabalho, como um tudo e não apenas do empregado doméstico e, por isso, trazê-lo se torna tão importante.”

A relação aparentemente tranquila entre os patrões e a empregada é atravessada pela chegada da filha de Val, Jéssica, a São Paulo. Treze anos depois de viverem separadas, a jovem segue os passos da mãe e também vai para a cidade grande em busca de uma vida melhor. Mas desta vez, Jéssica não procura por um emprego como doméstica: ela almeja chegar à universidade. Questionadora, passa a desafiar a autoridade da patroa de Val e escancara os limites que as separam. 

“Vale a pena destacar no filme a naturalização da desigualdade social; a autonomia e capacidade do indivíduo de autorreflexão e crítica; a discriminação social resultante dos mais de três séculos de escravidão brasileira. E, paradoxalmente, há também a possibilidade do convívio entre as diferenças”, pontua Gisele Cittadino. 

O filme dirigido por Anna Muylaert foi lançado em 2015 e está disponível no Globoplay e no Telecine Play

Live da AMATRA1 sobre o filme “Que horas ela volta?”

Participantes: Juíza do Trabalho Bárbara Ferrito e a professora de direito da PUC-Rio Gisele Cittadino 

Data: sexta-feira, 12 de junho de 2020

Horário: 17h

Local: perfil da AMATRA1 no Instagram

  < VOLTAR