08 de julho de 2020 . 14:43

Live da AMATRA1 vai debater o filme ‘Dois Dias, Uma Noite’, na sexta (10)

A próxima live cultural da AMATRA1, na sexta-feira (10), terá como tema o filme “Dois Dias, Uma Noite”. Os magistrados José Nascimento e Luís Guilherme Bonin vão debater a obra, com mediação do juiz Glener Stroppa, diretor da associação. A conversa será transmitida a partir das 17h, pelo YouTube e Facebook da AMATRA1. Para enviar comentários, basta se inscrever no canal do YouTube. Participe!

No longa-metragem, a personagem Sandra (Marion Cotillard) fica afastada do trabalho devido a um quadro de depressão e, ao retornar, descobre que os colegas de empresa aceitaram receber um bônus salarial em troca de sua vaga. Com ajuda do marido, Manu (Fabrizio Rongione), ela se esforça durante um fim de semana para conseguir convencê-los a mudar de ideia e manter-se empregada.

Na avaliação do juiz Luís Guilherme Bonin, o filme é muito instigante e causa expectativa. “Quem assiste quer saber o que vai acontecer depois desses dois dias e uma noite.” Ele destacou que a história retrata a desconstrução da solidariedade e do espírito coletivo dentro da empresa, entre os colegas de trabalho de um mesmo setor, em uma época de alto índice de desemprego.

Leia mais: Série da TV Justiça cria glossário com 60 termos jurídicos em Libras
MPT e Justiça destinam mais de R$ 250 milhões a ações contra a Covid-19
TST divulga vídeos tutoriais para sessões telepresenciais pelo Cisco Webex


“Mostra, também, a ausência de empatia quando a protagonista solicita a mudança de decisão dos colegas. Pode-se reparar que toda vez que a personagem conversa com os colegas para tentar mudar a situação, nunca se colocam no lugar dela. Na verdade, tentam fazer com que ela se coloque no lugar dos demais”, afirmou.

O desembargador Nascimento ressaltou que, “para além do debate jurídico, o filme traz reflexões necessárias sobre temas tão atuais como a empatia (ou falta de) e a solidariedade”. O que fica evidente em momentos em que a personagem conversa com colegas para tentar mudar a situação, mas as pessoas não se colocam no lugar dela, completou Luís. “Na verdade, tentam fazer com que ela se coloque no lugar dos demais.”

Glenner Stroppa, mediador do debate, também avaliou o filme como “excelente, que nos faz refletir a relação conflituosa entre a alteridade, solidariedade e necessidade”.

Dirigido por Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne, o filme franco-ítalo-belga de 2014 está disponível no YouTube, no Google Play, no Now, no Vivo Play e na Apple TV.

Live cultural sobre o filme ‘Dois Dias, Uma Noite’
Data: sexta-feira, 10 de julho de 2020
Horário: 17h
Local: YouTube e Facebook da AMATRA1 < VOLTAR