31 de março de 2020 . 14:54

Raquel Maciel autoriza trabalhador a sacar FGTS por estado de calamidade

A desembargadora do TRT-1 Raquel de Oliveira Maciel autorizou, na quinta-feira (26), um trabalhador a sacar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em sua conta vinculada, devido ao estado de calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus.

A decisão da magistrada foi baseada no artigo 20, XVI, alínea a da lei do FGTS (8.306/90), que concede o saque caso o profissional resida “em áreas comprovadamente atingidas de Município ou do Distrito Federal em situação de emergência ou em estado de calamidade pública, formalmente reconhecidos pelo Governo Federal”.

Leia mais: Webinar discute atuação do judiciário brasileiro na pandemia do coronavírus
Coronavírus: juízas determinam entrega de EPI a enfermeiros e vigilantes
TRT-1 expede mais de 7 mil alvarás e paga R$ 57 milhões, de 17 a 26 de março


No documento, Raquel destacou que “o FGTS é direito dos trabalhadores” e que o Decreto Legislativo 6/20 reconheceu o estado de calamidade pública no país devido à Covid-19. A desembargadora também ressaltou que a pandemia provocou a suspensão das sessões de julgamento do Tribunal, “impactando de forma negativa no tempo razoável do processo”, e que a liberação não causa prejuízos aos direitos da empregadora.

Raquel Maciel orientou o autor da ação a imprimir o alvará e levá-lo a qualquer agência da Caixa Econômica Federal no Estado do Rio de Janeiro para sacar o FGTS.

Clique aqui para ler o despacho na íntegra.

ROT 0101212-53.2018.5.01.0043

*Foto: Agência Brasil < VOLTAR