05 de maio de 2014 . 00:00

TRT/RJ - Cerimônia celebrará 10 anos do Fórum da Lavradio

Será realizada nesta segunda-feira (5/5) a solenidade de comemoração dos 10 anos de inauguração do Fórum da Lavradio, que abriga 70 das 82 Varas do Trabalho da Capital. O prédio, que se tornou, no imaginário da população carioca, sinônimo de Justiça do Trabalho, completou uma década de existência no dia 23 de abril. O evento, que contará com a participação de autoridades do setor público e da sociedade civil, acontecerá a partir das 15h30, na entrada do edifício (Rua do Lavradio, 132, Lapa).

EXPOSIÇÕES

No mesmo dia, serão inauguradas duas mostras que celebram a data. No "Passadiço Cultural" - corredor construído para interligar os Fóruns trabalhistas da Rua do Lavradio e da Avenida Gomes Freire -, o Instituto Justiça & Cidadania apresentará ao público sete painéis com fotografias que contam toda a história da criação, construção e instalação das Varas do Trabalho na Lavradio. A exposição ficará em cartaz por tempo indeterminado.

Outra mostra, coordenada pela Seção de Gestão de Memorial (Secmei), vinculada à Secretaria de Gestão do Conhecimento do TRT/RJ (SGC), será composta por objetos de trabalho que foram usados nas antigas Juntas de Conciliação e Julgamento (antecessoras das Varas do Trabalho). Entre os itens, estarão relógio protocolador, máquina de escrever, impressora matricial e monitor de computador antigo. Haverá, ainda, um painel com fotografias do cotidiano da Lapa e anúncios do comércio local, que ressalta o papel do Fórum da Lavradio no processo de revitalização do bairro. A exposição ficará aberta à visitação no corredor de ligação entre o Fórum da Gomes Freire e o Passadiço Cultural, até o dia 30 de maio, no horário de funcionamento da Justiça do Trabalho (8h às 18h).

FÓRUM DA LAVRADIO
Fórum da Lavradio: 10 anos de Justiça Social

< VOLTAR