19 de janeiro de 2015 . 00:00

TRT/RJ inaugura a 5ª Unidade Judiciária totalmente eletrônica

 Uma boa notícia para o município de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, principalmente para os jurisdicionados: foi inaugurada na sexta-feira (16/1), a 7ª Vara do Trabalho, última das Varas criadas pela Lei 12.656/2012 e também última unidade judiciária a ser instalada na gestão do desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond (biênio 2013/2015). A Vara, que é totalmente eletrônica, receberá petições a partir desta segunda-feira (19/2). Com a nova unidade, o Regional fluminense passa a contar com cinco Varas do Trabalho totalmente eletrônicas (as demais são:  8ªVT de Niterói, 5ª e 6ª de São Gonçalo e 4ª de Campos dos Goytacazes).

Durante a solenidade de inauguração, que contou com a presença de magistrados, servidores e advogados, tomou posse como juiz Titular da nova unidade o magistrado Carlos Henrique Chernicharo, removido, a pedido, da 6ª VT de Nova Iguaçu.

montagem da inauguração da 7ª VT/NI
Compuseram o dispositivo de honra (a partir da esquerda): o presidente da OAB/NI , Jurandir Ceulin; os desembargadores Nelson Tomaz Braga e Carlos Alberto Araujo Drummond; o juiz Titular da 7ª VT/NI, Carlos Chernicharo; e o presidente da AFAT, Marcelo Cruz. Ao lado, o juiz Chernicharo assina o Termo de Compromisso e Posse

A 7ªVT/NI foi instalada no mesmo prédio das demais Varas, mas provisoriamente funcionará na sobreloja do Fórum Azulino de Andrade. Futuramente será removida para a cobertura. O Fórum fica na Rua Doutor Athayde Pimenta de Moraes, nº 175, no Centro.

montagem descerração da placa e com o público presente

Descerramento da placa de inauguração com a participação de vários colaboradores. A partir da esquerda: Moyses Bronstein, assessor da Presidência; Sandra Todesco, diretora da SMO; os desembargador es Carlos Alberto Drummond e Nelson Tomaz Braga; e o juiz Carlos Chernicharo. Ao lado, alguns dos convidados  da solenidade

EMOÇÃO PONTUOU OS DISCURSOS

O juiz empossado, Carlos Henrique Chernicharo, transparecia felicidade com a nova fase da carreira. Relembrou do tempo em que utilizava fichas e máquinas de escrever, elementos típicos de um processo "artesanal" de trabalho. Hoje, se vê assumindo uma unidade na era digital. "Não acreditei que chegaria a ver isso ainda na ativa. Sinto orgulho de pertencer a esta instituição e também de ser amigo de longa data do atual presidente, que assim como eu, é iguaçuano", disse o magistrado.

O presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (AFAT), Marcelo Gomes Cruz, destacou o intenso trabalho realizado pelos desembargadores Maria de Lourdes Sallaberry (biênio 2011/2015) e Carlos Alberto Araujo Drummond (biênio 2013/2015) para implantar o PJe-JT em todo o Regional, além da instalação de 12 Varas criadas por força de lei. Já o presidente da OAB/NI, Jurandir Ceulin, agradeceu o apoio da Administração que sempre buscou o diálogo com a entidade. Citou ainda a importância da descentralização da jurisdição de Nova Iguaçu, com a criação da Vara de Queimados, e da rápida resolução da questão da infestação de pombos na Comarca de Nova Iguaçu.

O decano do TRT/RJ, desembargador Nelson Tomaz Braga, saudou a todos e parabenizou a diretora da Secretaria de Manutenção e Obras (SMO), Sandra Todesco, pelo trabalho realizado na unidadePor fim, o presidente do TRT/RJ disse que sabia que o projeto de implantação do PJe-JT seria difícil, mas em momento algum achou impossível. Ressaltou a busca pela descentralização na sua gestão. "Hoje a movimentação processual em Queimados é maior do que em uma Vara de Nova Iguaçu. Maricá também desafogou as Varas de Niterói, e o Posto Avançado de Pádua proporcionou ganho de tempo para os jurisdicionados da região", concluiu o desembargador.

< VOLTAR