13 de junho de 2013 . 00:00

TRT/RJ - Presidente do Comitê Gestor Nacional do PJe-JT tira dúvidas sobre o sistema

 O presidente do Comitê Gestor Nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), desembargador Ricardo Mohallen, se encontrou, na tarde desta quarta-feira (12/6), com magistrados, servidores, procuradores e advogados, no auditório da Escola Judicial do TRT da 1ª Região. O magistrado veio ao Regional fluminense para tirar dúvidas dos usuários e mostrar evoluções e melhorias que ocorrerão no sistema ao longo de 2013.

Abrindo o encontro, o presidente do Comitê Gestor Regional do PJe-JT, desembargador Cesar Maques Carvalho, esclareceu que os problemas de instabilidade que aconteceram recentemente na 1ª Região não foram causados pelo Tribunal ou pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), mas sim por causa da operadora de transmissão dos dados. No entanto, o magistrado reivindicou ao Comitê Nacional que seja criado um canal direto com o Grupo de Apoio do CSJT, para resolver de maneira breve os problemas mais urgentes.

desembargador Ricardo Mohallen
O desembargador Ricardo Mohallen falou sobre as novidades do PJeJT

O desembargador Ricardo Mohallen salientou que os testes da nova versão do sistema já estão mostrando avanços, como a diminuição do tempo usado para operar algumas funcionalidades. "O Tribunal Superior do Trabalho (TST) estabeleceu que serão lançadas novas versões em julho e dezembro. Mas, já no final de junho, o PJe-JT passará a se comunicar com o sistema e-Gestão, o que fará com que as Corregedorias tenham um melhor controle da produção das unidades judiciárias no PJe-JT", completou.

público
Magistrados, servidores, procuradores e advogados ouviram atentos a apresentação

Além disso, o presidente nacional informou que, até o final do ano, serão constituídas novas ferramentas, como a integração com instituições financeiras (para expedição de alvará eletrônico), a central de penhoras (que concentrará todas as penhoras realizadas no país) e de mandados, PJe-Calc (para cálculos trabalhistas), interligação com o MPT Digital (sistema processual eletrônico do Ministério Público do Trabalho), dentre outras.

Os desembargadores Ricardo Mohallen e Cersa Marques
Os desembargadores Ricardo Mohallen e Cesar Marques convcersaram com advogados ao final do encontro

O Gestor Nacional informou que o CSJT criou um grupo de negócios composto especificamente por operadores do Direito para discutir novas funcionalidades e as necessidades da classe. "O PJe-JT é um sistema que vive em constante transformação e a 1ª Região é a referência nacional de sua implementação em larga escala. O PJe-JT já está sendo utilizado em 550 Varas do Trabalho do país, sendo 102 apenas no TRT/RJ. Dos mais de 320 mil processos que tramitam atualmente pelo sistema, 59 mil são daqui do Rio. A meta é chegar a mais de 1 milhão de processos até o final de 2013", completou o desembargador Ricardo Mohallen. 

< VOLTAR