03 de setembro de 2014 . 00:00

TRT/RJ - Tribunal avança na construção do Planejamento Estratégico Plurianual

 Mais um passo foi dado para a construção do Planejamento Estratégico Plurianual (PEP) 2015-2020 do TRT/RJ. Na tarde desta terça-feira (2/9), integrantes do Conselho de Gestão Estratégica (CGE) aprovaram o documento que representa a primeira parte do Plano Estratégico do próximo quinquênio - o Plano descreve a estratégia da instituição com base em uma visão integrada e balanceada da organização, alinhando objetivos, indicadores e metas, de forma que as unidades organizacionais planejem as iniciativas de maneira coordenada.

O documento aprovado nessa primeira etapa registra a fase inicial do planejamento, representada pela análise de ambiente conhecida como SWOT - sigla oriunda do idioma inglês que significa forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Essa análise possibilita à Administração a identificação e o monitoramento dos riscos e das oportunidades, norteando toda a estratégia para o ciclo plurianual futuro.

foto da reunião
Membros do CGE reunidos nesta terça-feira

Essa parte inicial do Plano Estratégico é resultado da consolidação dos trabalhos desenvolvidos pelos quatro Comitês criados para a elaboração do PEP: Comitê de Gestão e Políticas Institucionais; Comitê de Efetividade na Prestação Jurisdicional e de Conhecimento; Comitê de Gestão de Pessoas; e Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação e Infraestrutura. De abril a julho, esses grupos se reuniram para discutir propostas oriundas do envolvimento de magistrados e servidores, os quais vêm participando da elaboração do PEP através de várias atividades desenvolvidas pelo TRT/RJ para efetivar o engajamento dos seus colaboradores.

Também foram estabelecidos os objetivos estratégicos a serem perseguidos no período 2015-2020 e revisados os direcionadores estratégicos do Tribunal, representados pela missão, pela visão e pelos valores da instituição. A atual missão do TRT/RJ, "solucionar conflitos decorrentes das relações de trabalho", foi mantida; a visão foi alterada para "ser uma instituição pública com padrão de excelência no cumprimento de sua missão"; e os valores passaram a ser os seguintes: comprometimento, participação e proatividade; acessibilidade; credibilidade; efetividade; ética; responsabilidade socioambiental; transparência; inovação e humanização.

A partir de agora, a elaboração do PEP 2015-2020 entra numa nova etapa, cujas atividades continuarão no âmbito dos Comitês e consistem no estabelecimento de indicadores, metas, processos de trabalho e projetos vinculados aos objetivos estratégicos institucionais.

Na mesma reunião, foiram aprovados o layout do Mapa Estratégico 2015-2020, bem como critérios de seleção e priorização dos projetos estratégicos futuros. Os presentes também discutiram sobre o andamento de projetos estratégicos do PEP 2010-2014, em vigor, e sobre indicadores de desempenho relativos ao primeiro semestre de 2014. 

Participaram da reunião do CGE os desembargadores Carlos Alberto Araujo Drummond, Ana Maria Soares de Moraes e Gloria Regina Ferreira Mello, respectivamente, presidente, corregedora e vice-corregedora do TRT/RJ; Luis Felipe Carrapatoso Peralta da Silva, diretor-geral; Carlos Roberto Oliveira da Silva, diretor da Secretaria-Geral Judiciária (SGJ); Carlos Augusto Torres, secretário-geral da Presidência; Maria de Lourdes Pires Bittencourt, diretora da Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF); Bruno Fonseca, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDE); Leonardo Bollentini, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI); João Bosco de Barros Freitas, diretor da Secretaria de Soluções em Tecnologia da Informação (SST); Fernando Clementino, assessor da Presidência; além de outros servidores da SDE e SGJ.

< VOLTAR