22 de março de 2013 . 00:00

TRT/RJ - Tribunal empossará 22 novos juízes

 Foi concluída nesta sexta-feira (22/3) a quarta etapa do concurso público para provimento do cargo de juiz do Trabalho Substituto do TRT/RJ, iniciada no dia 19/3. Todos os 22 candidatos que participaram das arguições orais alcançaram a nota mínima para aprovação, correspondente à média 6,0. Como a próxima etapa - avaliação de títulos - possui apenas caráter classificatório, os aprovados já podem se considerar os mais novos magistrados do Trabalho da 1ª Região.

foto da comissão anunciando o resultado
A presidente da comissão do concurso, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, anuncia as notas, acompanhada pelos membros da comissão examinadora, pela corregedora do TRT/RJ e pelo ministro Aloysio Corrêa da Veiga

A ansiedade tomou conta dos candidatos e familiares que aguardavam a divulgação das notas. Após a arguição dos quatro últimos concorrentes, ocorrida na parte da manhã, os integrantes da comissão examinadora da prova oral se reuniram por mais de uma hora para deliberar, antes de anunciar o resultado final. A presidente da comissão do concurso, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, abriu oficialmente a sessão de divulgação, proclamando as notas atribuídas por cada examinador e a média. Dividiu a tarefa com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, Aloysio Corrêa da Veiga, e a desembargadora Ana Maria Soares de Moraes, corregedora do TRT/RJ.

fotos dos candidatos
Os candidatos aplaudem os colegas durante o anúncio das notas. À direita, os candidatos Felipe Bernardes Rodrigues e Joalvo Carvalho de Magalhães

A cada nome anunciado, a alegria tomava conta de todos os presentes, que aplaudiam efusivamente os aprovados. Alguns candidatos não seguravam a emoção, como Felipe Bernardes Rodrigues, que hoje é servidor do TRT/RJ, no cargo de analista judiciário - especialidade execução de mandados - e está prestando seu segundo concurso público para a magistratura. "A emoção é muito grande, chegamos ao ponto final de um concurso muito extenuante. A sensação é de realização e de dever cumprido, mas sei que o desafio está apenas começando", declarou.

Outro que estava muito feliz era Joalvo Carvalho de Magalhães, que também é analista judiciário, mas do TRT da 5ª Região (Bahia). Após três anos de estudo para a magistratura trabalhista, o futuro juiz afirmou que as expectativas para o novo cargo são as melhores e que espera poder prestar um bom serviço para os jurisdicionados fluminenses.

Antes do encerramento da sessão, os avaliadores receberam os agradecimentos da presidente da comissão do concurso pela dedicação e trabalho durante os quatro dias de prova e também parabenizaram os futuros magistrados. "O juiz do Trabalho precisa ser ágil, sereno e conciso para entregar uma prestação jurisdicional rápida e justa", aconselhou o presidente da comissão examinadora, desembargador Jorge Bastos da Nova Moreira, do TRT de Alagoas (19ª Região).

Candidatos posam com administraçãofotos dos candidatos
Candidatos aprovados posam com representantes da comissão do concurso e da Administração do TRT/RJ

PRÓXIMOS PASSOS

O resultado com as notas da prova oral será publicado no Diário Oficial da União do dia 26/3. Nos dias 1º e 2 de abril será realizada a quinta etapa do concurso, que consiste na avaliação de títulos apresentados pelos candidatos, entre os quais são atribuídos pontos pelo exercício de cargos públicos, aprovação em concursos, conclusão de cursos, publicação de obras, etc.

< VOLTAR