01 de setembro de 2014 . 00:00

TRT/RJ - Tribunal faz história no município de Resende

 A Região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro foi cenário, na última sexta-feira (29/8), de um momento histórico para a Justiça do Trabalho da 1ª Região: a primeira sessão de julgamento de segunda instância realizada fora da Capital. O evento - fruto da disposição da Presidência do TRT/RJ em reduzir distâncias geográficas, aproximando o Tribunal de advogados e jurisdicionados - teve início no início da tarde, na sede da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), em Resende.

abre sessao
Da esquerda para direita: a juíza Convocada Maria Helena Motta; o desembargador José Antonio Teixeira da Silva; o procurador do Trabalho Fábio Goulart Vilella; o pres. do TRT/RJ, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond; e o desembargador Nelson Tomaz Braga, presidente da 6ª Turma

A sessão, da 6ª Turma do Regional, teve um caráter didático, levando em conta o perfil do público presente: em sua maioria, estudantes de Direito do município, ávidos para ver de perto como são julgados os recursos ordinários. "A experiência está sendo muito rica para os alunos, pois é complicado para eles terem essa vivência prática, até mesmo pela distância (Resende dista cerca de 160km do município do Rio de Janeiro)", observou a coordenadora do curso de Direito de uma universidade particular de Resende, Juliana Fernanda Barbosa Vianini. Outro ganho, segundo ela, foi o didatismo, já que os desembargadores interrompiam a sessão, em alguns momentos, para explicar determinados procedimentos.

publico sessao
Aprendizado: público presente teve oportunidade de acompanhar uma sessão da instância recursal em Resende 

Antes da abertura da sessão, o presidente da 6ª Turma e decano do Regional fluminense, desembargador Nelson Tomaz Braga, falou sobre a importância da descentralização dos serviços judiciários, que torna a Justiça do Trabalho mais acessível aos que precisam dela. Segundo o magistrado, a iniciativa do presidente do TRT/RJ, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, em promover uma sessão de instância recursal fora da Capital está ancorada na sua visão empreendedora, de olhar para o futuro da instituição. "E por causa disso, hoje, estamos fazendo história no Rio de Janeiro", avaliou o decano.

O presidente do Regional qualificou a sessão como um grande desafio, assumido com entusiasmo pela 6ª Turma, e agradeceu o apoio de todos que o tornaram possível: magistrados, servidores, terceirizados e a Agevap, que cedeu o espaço e disponibilizou a infraestrutura para que um auditório convencional se transformasse em sala de julgamento. O desembargador lembrou ainda que o mês de agosto foi escolhido de forma simbólica para o evento, pelas comemorações do mês do advogado.

presidente abre sessao
O presidente do TRT/RJ agradeceu aos que apoiaram a realização do evento

Foram julgados 40 processos dos municípios de Resende, Volta Redonda, Barra do Piraí, Barra Mansa e Angra dos Reis. Ao final da sessão, o desembargador José Antonio Teixeira da Silva, um dos integrantes da 6ª Turma, citou o trecho de uma famosa música de Milton Nascimento para relatar suas impressões sobre a experiência de atuar fora da Capital. "Assim como todo o artista tem de ir aonde o povo está, acho que a Justiça também tem que ir aonde o povo está", concluiu o magistrado. Além dos desembargadores mencionados, compuseram a sessão da 6ª Turma os desembargadores Marcos de Oliveira Cavalcante; a juíza Convocada Maria Helena Motta; e o procurador do Trabalho Fábio Goulart Vilella.

momentos da sessao
Momentos da sessão. No segundo quadro, o desembargador Marcos de Oliveira Cavalcante

O evento foi prestigiado pelos juízes do Trabalho Luiz Nelcy Pires de Souza, diretor do Foro de Resende e titular da 2ª VT do município; Rodrigo Dias Pereira, titular da 1ª VT do município; Monique da Silva Caladeira Kozlowski; titular da 2ª VT de Volta Redonda; e Leandro Nascimento Soares, que atua na Região Sul Fluminense. Compareceram, ainda, do TRT/RJ, o diretor da Secretária-Geral Judiciária, Carlos Roberto Oliveira da Silva, o secretário-geral da Presidência, Carlos Torres, e demais servidores das áreas judiciária e administrativa. Autoridades e advogados locais também marcaram presença.

< VOLTAR