27 de maio de 2019 . 16:16

Magistrados contam experiências sobre o ‘De Mãos Dadas pela Cidadania’

O Programa “De Mãos Dadas pela Cidadania” intensifica suas atividades na última semana de maio e já tem encontros programados para junho. Nesta terça-feira (28), a advogada Gonçala Ribeiro Eyer conversará sobre Direito do Trabalho com alunos de Nova Friburgo, Região Serrana. Na quarta-feira (29), escolas da Baixada Fluminense e Região dos Lagos receberão a iniciativa, com palestras das juízas Benimar Medeiros, coordenadora do programa e diretora da AMATRA1, e Helen Marques Peixoto.

Realizado de forma integrada com o Programa “MPT na Escola”, do Ministério Público do Trabalho, o programa busca transmitir noções básicas de Direito do Trabalho a jovens estudantes da rede pública estadual de maneira lúdica.

O juiz Guilherme Bonin, que já ministrou três palestras pelo “De Mãos Dadas pela Cidadania”, acredita que os adolescentes levam os conteúdos transmitidos para o futuro. “O projeto é importante não apenas para levar noções de cidadania aos jovens, mas também para desmistificar ideias a respeito da Justiça do Trabalho”, disse o associado da AMATRA1. Neste mês, Bonin conversou com alunos do Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF).  

O juiz Guilherme Bonin durante palestra para alunos do IENF

Para a juíza Letícia Abdalla, que também participou de atividades do programa durante o mês de maio, a iniciativa produz importantes efeitos sobre os jovens.

Leia mais: Semana Nacional da Conciliação Trabalhista começa nesta segunda (27)

Raquel Braga continua na luta pelos direitos trabalhistas após aposentadoria

STF forma maioria para criminalizar homofobia

“Melhor do que a própria experiência da palestra foi o retorno que obtive dos professores. Eles disseram que vários alunos chegaram em casa animados, perguntando aos pais como poderiam trabalhar e fazer cursos profissionalizantes”, contou. Durante suas palestras para estudantes de dois colégios estaduais de Nova Friburgo, Letícia, que também é da AMATRA1, explicou a importância da qualificação profissional.

Letícia Abdalla falou sobre direitos do adolescente empregado e do estagiário

Neste semestre, todas as palestras tem como tema “O Trabalho Infantil, os Direitos do Adolescente Empregado e do Estagiário”. Além disso, os palestrantes abordam o tema central proposto pela Anamatra para o ano de 2019: “O Futuro do Trabalho Digno e a Importância da Justiça do Trabalho”. Ao todo, 31 escolas participam da iniciativa no primeiro semestre deste ano.

As discussões levantadas por meio do “De Mãos Dadas pela Cidadania” não se encerram com o término das palestras. Os professores das escolas realizam trabalhos com os alunos, que têm a oportunidade de amadurecer as discussões levantadas pelos palestrantes. Ao final, são promovidos eventos nos quais os estudantes apresentam trabalhos em diversos formatos, como encenações teatrais, dança e música.

Alunos do C.E. Oscar de Macedo Soares assistem à palestra da advogada Benizete Ramos de Medeiros

A advogada e professora universitária Benizete Ramos de Medeiros classifica a experiência de participar do programa como “muito rica”. “O ‘De Mãos Dadas pela Cidadania’ precisa continuar. É necessário ir nas bases da educação para falar de trabalho, justiça e cidadania de maneira lúdica e suave”, disse Benizete, que conversou com alunos do Colégio Estadual Oscar de Macedo Soares, em Saquarema, na quarta-feira (22).

Para a advogada Érica Estrelas, a interação com os estudantes é um momento revelador. “Pude perceber na atenção, no brilho no olhar e na curiosidade de cada jovem a sede de conhecimento e a capacidade de compreensão para exercer a cidadania na sociedade. Foi edificante para mim, como advogada e como ser humano”, contou ela após encontro com adolescentes do CIEP 253 – Guimarães Rosa, em Araruama, na quinta-feira (23).

Érica Estrelas recebe carinho dos alunos do CIEP 253 – Guimarães Rosa

A AMATRA1 convida todos a conhecer e a colaborar com o Programa, lembrando que a participação dos juízes possibilita a atribuição de horas pela Escola Judicial.

Confira abaixo a programação das próximas palestras do “De Mãos Dadas pela Cidadania”.

Data: 28/05

Horário: 10h

Local: C.E. Leopoldo Oscar Stutz (Nova Friburgo)

Palestra da advogada Gonçala Ribeiro Eyer

 

Data: 28/05

Horário: 13h30

Local: CE Marechal Zenóbio (Nilópolis)

Palestra da juíza Aurea Regina de Souza Sampaio

 

Data: 29/05

Horário: 8h30

Local: CIEP 258 – Astrogildo Pereira (Saquarema)

Palestra da juíza aposentada Benimar Medeiros

 

Data: 29/05

Horário: 14h

Local: CIEP 341 – Sebastião Pereira Portes (Queimados)

Palestra da juíza Helen Marques Peixoto

 

Data: 06/06

Horário: 15h30

Local: C.E Aydano de Almeida (Nilópolis)

Palestra do juiz Fernando Reis de Abreu

 

Data: 11/06

Horário: 9h30

Local: C.E. São João (Queimados)

Palestra da juíza Dalila Soares Silveira < VOLTAR