29 de abril de 2024 . 15:59

Sayonara Coutinho é nomeada professora titular de Direito do Trabalho da UFRJ

A desembargadora Sayonara Grillo Coutinho foi oficialmente nomeada professora titular de Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em cerimônia na última sexta-feira (26), no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito. O ato representa um marco histórico: pela primeira vez, uma mulher obtém o título em universidades públicas do Rio de Janeiro.

A magistrada destacou a importância do reconhecimento, especialmente pelo pioneirismo e por sua contribuição na formação de juízes, além de quatro doutores na UFRJ. Ela destacou as desigualdades de gênero enfrentadas na área.

“Tenho 30 anos de magistério. Nas universidades públicas na cidade do Rio, é a primeira vez que temos uma professora titular de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Embora na UFRJ particularmente tenhamos, hoje, muitas mulheres professoras e acadêmicas, isso não é muito comum na universidade ainda. Em geral, o tempo da carreira das mulheres exatamente por conta dessas múltiplas atividades e não só do trabalho dito remunerado, mas do trabalho como um todo, que envolve reprodução social, cuidar da família e ter filhos , faz com que o tempo das carreiras da mulher sejam mais alargados. Existe um processo de invisibilização social do trabalho das mulheres. Portanto também é muito importante o reconhecimento de uma banca do Trabalho desse pioneirismo”, disse a nova professora titular. 

A titulação ocorreu por meio de um processo rigoroso, que envolveu diversas etapas de avaliação. Primeiro, ela submeteu um relatório das atividades, seguido pela arguição pública de seu memorial, no qual apresentou sua trajetória profissional e acadêmica. Além disso, proferiu uma conferência intitulada “Relações Coletivas de Trabalho: Déficits e Desafios”, sujeita a perguntas e arguições. Após essas três fases, foi aprovada, recebendo reconhecimento pela sua contribuição à área do Direito do Trabalho.

A promoção da desembargadora ao cargo simboliza não apenas um reconhecimento de sua trajetória acadêmica e profissional, mas também uma conquista para a igualdade de gênero no meio acadêmico. Sua nomeação destaca a importância da diversidade e da representatividade nas universidades públicas.

Foto: Desembargadora Sayonara Grillo Coutinho na cerimônia / Perfil da magistrada no Instagram.

Leia mais: AMATRA1 celebra Dia do Juiz do Trabalho, em meio a ataques

Letícia Cavalcanti é empossada juíza titular da 1ª VT de Angra dos Reis

TRT-1 destaca eficiência do 1ª grau frente à demanda processual < VOLTAR