15 de janeiro de 2020 . 19:17

Fórum Gestão Judiciária homenageia ex-presidentes do TRT-1

Os associados da AMATRA1 Ana Maria Passos Cossermelli, Dóris Louise de Castro Neves, Fernando Tasso Fragoso Pires, Ivan Dias Rodrigues Alves, Luiz Augusto Pimenta de Mello, Maria das Graças C. Viegas Paranhos e Maria de Lourdes Lima Sallaberry foram homenageados durante solenidade dedicada a ex-presidentes do TRT-1 durante o 10º Fórum Gestão Judiciária.

O presidente da entidade, Flávio Alves Pereira, participou da cerimônia entregando uma placa à desembargadora Dóris. Presidente do TRT-1 no biênio 2007-2008, a magistrada lembrou com orgulho de ter participado de importante mudança na Escola Judicial. “Nós extinguimos o ‘vestibulinho’ para ingressar aqui. Não cabia a nós preparar juízes”, ponderou. 

O vice-diretor da Escola Judicial Gustavo Tadeu Alkmim também participou da cerimônia ao entregar a placa comemorativa ao desembargador Fernando Tasso. Os ex-presidentes do TRT-1 Nelson Tomaz Braga, Aloysio Santos e Carlos Alberto Araújo Drummond também receberam a honraria.

Ex-presidentes foram homenageados em solenidade

Leia mais: Centro Cultural do TRT-1 inaugura exposição de pinturas nesta sexta (17)
Valorização da Justiça do Trabalho é destaque no Fórum Gestão Judiciária
Confira os convênios da AMATRA1 com benefícios para associados

Apresentação de pesquisas sobre TRT-1 também marcou primeiro dia de evento  

Dois grupos de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) levaram trabalhos sobre o funcionamento do Tribunal. A primeira pesquisa apresentada, “O Tribunal Regional do Rio de Janeiro: História e Memória Institucional Através da Presidência”, trouxe um estudo de trajetória de desembargadores que ocuparam a presidência entre 1985 e 2017.

“A pesquisa foi feita ao longo de nove meses e, em breve, estará disponível a todos.   Fizemos uma vasta busca de informações em análise de discursos de atas de sessões solenes de entrega do cargo, análise de fichas funcionais dos presidentes e entrevistas com alguns dos ex-presidentes”, esclareceu o pesquisador Alan Wruck Garcia. Também participaram do trabalho os professores Ricardo Visser e Gustavo Silveira.

O estudo “O Tempo, o Espaço e a Reforma no TRT-1 - Um Diagnóstico Institucional”, apresentado por pesquisadores do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), encerrou o primeiro dia do Fórum. O grupo coordenado por Fernando Fontainha avaliou a relação entre a quantidade de processos e a celeridade da Justiça do Trabalho.

Resultados de pesquisas foram apresentadas no Fórum Gestão Judiciária

“Só uma pesquisa qualitativa seria capaz de contribuir para a gestão de Tribunais. O que buscamos entender é como a Reforma Trabalhista vem impactando os trâmites na Justiça do Trabalho.” < VOLTAR